Cotidiano

Chuva ameniza problemas no campo

Mesmo assim, há regiões onde a soja terá de ser replantada

Marechal C. Rondon – A estiagem de quase 40 dias que atrasou o plantio da safra de verão 2017/2018 já refletiu em uma diminuição em 8% na produção deste ciclo se comparado com o passado. Agora são esperados, segundo o Deral (Departamento de Economia Rural), 23,2 milhões de toneladas para os grãos de verão no Paraná e os números se tratam apenas de estimativas, pois os levantamentos ainda estão sendo elaborados.

O Deral já considera a possibilidade de replantio da soja em algumas regiões onde os produtores cultivaram no solo seco e não choveu conforme esperavam, por isso não houve germinação.

Para o diretor do departamento, Francisco Carlos Simioni, as notícias de regularização do clima trazem uma nova dinâmica para esta safra que só poderá ser calculada com mais efetividade após esse evento climático. “Existem vários fatores que podem repercutir em função desse clima seco dos últimos 40 dias, entre eles o mais sério é a concentração do plantio”, disse.

O plantio de soja, cuja previsão é ocupar uma área de quase 5,5 milhões de hectares em todo o Paraná, 3% a mais que na temporada anterior, está atrasado. O plantio oficial começou em 11 de setembro e até agora foi plantada apenas 2% da área prevista no Estado, quando no mesmo período do ano passado 14% já estava semeada.

Região oeste

Na região oeste, este número é superior e, segundo o apurado com os núcleos regionais da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento) de Toledo e de Cascavel, o percentual de plantio chega a 40% e 15%, respectivamente. Isso significa que os produtores haviam cultivado até quinta-feira pelo menos 270 mil hectares e torciam para que chovesse, garantindo assim que as sementes germinem.

Na região há alguns registros da necessidade de replantio, como em municípios lindeiros ao Lago de Itaipu, mais precisamente na região de Marechal Cândido Rondon. Ainda não há dados do total da área a ser replantada.

A perspectiva é de que a chuva deste fim de semana propicie a retomada e a aceleração do plantio para aproveitar o período recomendado. Segundo o economista do Deral, Marcelo Garrido, o plantio se concentra mesmo em outubro. Ocorre que muitos produtores aproveitam a janela de oportunidade com o início do plantio em setembro para colher antes e plantar a safrinha de milho no início de 2018.

A estimativa de produção para a soja no Paraná está sendo calculada com um intervalo de 18,4 milhões a 20,6 milhões de toneladas. A média prevista, de 19,5 milhões de toneladas, representa um volume 2% inferior à safra anterior, que teve as melhores condições de clima dos últimos anos, acrescenta Garrido.

Milho

Já o plantio da primeira safra de milho é o mais atrasado. Este ano, apenas 16% da área prevista foi plantada quando, enquanto no ano passado cerca de 50% da área já estava cultivada. O plantio de milho começou em agosto e as condições são similares às da soja, com a mesma preocupação com o clima já que o grão é mais sensível à falta de chuvas, disse Garrido.

A produção de milho da primeira safra cai bastante em decorrência do recuo de 33% na intenção de plantio. Este ano, o milho deve ocupar uma área de 343.490 hectares, enquanto no mesmo período do ano passado ocupou área de 513.627 hectares. Com isso, a produção esperada será 37% inferior, devendo cair de 4,9 milhões de toneladas, na safra 16/17, para 3,1 milhões na safra 2017/18.

Apesar do clima seco, a perspectiva para essa lavoura ainda é boa porque a produtividade é alta.

A chuva

A tão esperada chuva caiu mansinha ontem durante todo o dia, mas em volumes diferentes na região. Até as 17h de sexta-feira, a cidade que registrou o maior índice de precipitação no estado foi Guarapuava, com 38,8 milímetros. No oeste, Cascavel registrou 31,4 mm, Toledo 10,2 mm, Palotina 9,2 mm e Foz do Iguaçu apenas 5,4 mm, conforme o Simepar. Mas no fim da tarde a chuva se intensificou em toda a região.

A boa notícia é que vai chover nos próximos dias, com pancadas isoladas fim de semana. Segunda-feira tem previsão de chuva forte, com alerta de vendaval e granizo.