Cotidiano

Chris Guimarães lança peças de linho com tratamentos especiais

linho3.jpgMais do que a forma, é a matéria que fisga Chris Guimarães. A textura, o toque, a cor. Isso é o que importa. Ela, que durante anos comandou a marca de bolsas Grã, agora lança a Linho 1, de peças de cama, mesa e acessórios, todos sempre de linho.

Durante os anos da Grã, Chris experimentou diversos tecidos naturais para criar suas peças próprias e também para marcas como Richards, Lenny, Mara Mac e Le Lis Blanc.

linho1.jpg? Eu fazia um trabalho mais de matéria-prima do que de modelagem ? comenta ela. ? Pegava um couro, fazia impermeabilização, lavava, tingia… Enfim, experimentava para ver o resultado. Nunca compro material pronto, gosto de modificar, dar uma nova cara a ele.

Na Linho 1, só tem uma bolsa, o restante todo é de itens para a casa. Há peças para o quarto de dormir como almofadas, fronhas, panões e capas de edredom. Para a cozinha: jogo americano, toalha de mesa, guardanapos, saquinhos de pão. E ainda os acessórios, que vão de toalhas de praia a pufes.

? São panos para vestir a casa ? conta Chris, que recebe encomendas pelo e-mail chrisguimarã[email protected].

Ao linho, ela deu tratamentos variados, tanto nas cores, caimentos e texturas quanto nos acabamentos. Tem pespontos, barras douradas, pinturas tie-dye, detalhes em couro ou crochê e por aí vai.

Por ano, ela fará duas coleções, uma mais invernal e outra para o verão. Elas serão sempre somadas, nenhum dos modelos sairá do acervo. Afinal, estamos falando de um tecido mais atemporal impossível.

? É o pano mais antigo do mundo. E o mais resistente. Tanto que ultrapassou o tempo e linho4.jpg continua sempre elegante. Uma roupa de linho é sempre sofisticada. É um dos poucos tecidos que até amassado é lindo ? comenta Chris.

Além das suas coleções, a Linho 1 está aberta a criar itens especiais por encomenda.

? Faço a cor que quiser em cima do linho cru ou branco. Ele me dá muitas possibilidades. Uso um tingimento artesanal e super cuidadoso. A cor não desbota, o tecido não mancha ao ser lavado ? avisa.

Todo o poder ao linho.