Cotidiano

Chove em dois dias metade do esperado para o mês

Cascavel – Somente no último fim de semana choveu na região oeste do Paraná metade do esperado para o mês inteiro de fevereiro. Foram, em média, mais de 100 milímetros, sendo que a média histórica e esperada para o segundo mês do ano, considerando o mês todo, seria de pouco mais de 180 milímetros.

E olha que chuva não tem faltado em fevereiro, a exemplo do que foi registrado em janeiro.

Desde o dia 1º até ontem, por volta das 15h, eram quase 360 milímetros, exatamente o dobro do esperado para todo o mês, segundo o Instituto Tecnológico do Paraná.

Em janeiro, por exemplo, a região contabilizou em média 410 milímetros de precipitação. O esperado conforme a série histórica eram 190 milímetros.

A explicação para esta quantidade elevada de chuva, segundo o meteorologista Cezar Gonçalves Duquia está na influência das condições climáticas também sofridas pela região Sudeste do País. “Não está chovendo em todo o Paraná como na região oeste. Mais ao sul do estado a quantidade de precipitação é bem menor e em algumas regiões do Rio Grande do Sul, por exemplo, há problemas com a estiagem, tendência do La Niña”, destaca.

Esta chuvarada toda vem sofrendo interferências também dos corredores de umidade que passam pelo Mato Grosso do Sul e Paraguai. A expectativa é para que a chuva dê uma trégua para valer a partir de quinta-feira.

Enquanto isso, produtores ficam impedidos de colher a soja que já está com o ciclo atrasado em um mês pelo menos e de plantar o milho safrinha cujo zoneamento, que já foi ampliado, encerra na próxima semana na maioria das cidades da região.