Policial

Chocar para conscientizar

Quem passou pela Avenida Brasil, em frente a Catedral Nossa Senhora Aparecida ao meio-dia de ontem, levou um grande susto. Uma ambulância e o médico do Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência), além do caminhão ABTR (Auto Bomba Tanque e Resgate) do Corpo de Bombeiros prestando os primeiros socorros a um acidente um tanto quanto complexo: uma colisão envolvendo um carro, uma moto e uma bicicleta.

Dentro do veículo, que ficou destruído pelo impacto da batida, uma pessoa morta e outra ferida. Ao lado, sobre a faixa de pedestres, um ciclista que atravessava a Avenida e foi atingido pelo carro. Em estado grave, ele teve TCE (Traumatismo Crânio Encefálico) e diversas fraturas. Atrás do carro, um motociclista que, infelizmente, não teve tempo de frear e colidiu na traseira.

A cena de ontem, que já é quase rotina nas ruas de Cascavel, era apenas uma simulação feita durante a Semana Nacional de Trânsito. O objetivo, de acordo com o presidente da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito), Alsir Pelissaro, era literalmente chocar os usuários. “É uma forma de conscientizar os usuários da importância de se respeitar as leis de trânsito, não só para o seu cuidado, mas também para preservar a vida do outro”.

Números

A morte, desta vez, foi fictícia mas, segundo dados do Hoje News, somente este ano nas ruas e rodovias de Cascavel, 41 pessoas morreram vítimas de acidentes. O número é alto, mas 19,6% menor do que no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 51 óbitos. Ao longo de todo ano de 2016 foram 63 mortes.

 Programação

De acordo com o cronograma encaminhado pela Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito), as atividades da Semana Nacional do Trânsito em Cascavel têm início às 8h15, na Escola de Trânsito do DER/PR (Departamento de Estradas e Rodagens) com o curso “Aprendendo e… Vivendo”. Às 10 horas, próximo a Catedral Nossa Senhora Aparecida acontece o projeto Cidadão em Trânsito, com abordagens educativas com foco nos condutores para orientá-los sobre o EstaR (Estacionamento Regulamentado).

Na quinta-feira, os alunos do Colégio Estadual Professor Victório, no Parque Verde, participam às 8 horas e às 19h30, de uma palestra educativa com o tema “Conscientização sobre um transitar mais seguro e com respeito”. No mesmo horário, na Escola de Trânsito do DER, os alunos do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Peter Pan, de Cascavel, participam de uma palestra educativa. A tarde, entre 13h45 e 16h30, será a vez dos alunos de educação especial da APAE de Vera Cruz do Oeste.

Às 9 horas, nas ruas da cidade, crianças participam do projeto Agente de Trânsito por Um Dia e às 13 horas, na sede da 7ª Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) será proferida uma palestra de atualização da Legislação.