Cotidiano

Chineses compram empresa do ex-presidente do BC Gustavo Franco

SÃO PAULO – O grupo chinês Fosun, com operações em diversos países como Rússia Japão e Reino Unido, anunciou a compra do controle da gestora de investimentos Rio Bravo, que tem entre seus sócios o ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco. A Rio Bravo administra R$ 6,5 bilhões em ativos. O valor da transação não foi revelado.

De acordo com comunicado, a operação faz parte da estratégia de crescimento do Fosun em países emergentes e também visa a expansão dos negócios do grupo na América Latina. Esta foi a primeira aquisição na região.

“O acordo é um passo importante para o Grupo Fosun na sua estratégia de expansão internacional e permite estabelecer sua presença no Brasil e na América Latina. Ao unirem forças com os sócios e a gerência que garantiram o sucesso da Rio Bravo nos últimos 16 anos, Fosun espera tirar o máximo proveito do período excepcional de renovação econômica que ocorre no Brasil e em países vizinhos”, diz o texto divulgado.

De acordo com Guo Guangchang, presidente da Fosun, “a aquisição da Rio Bravo é um marco importante na estratégia da Fosun de estar presente nas maiores economias emergentes. O Brasil tem forte influência na região”.

Segundo Mario Fleck, presidente da Rio Bravo, “além da expansão na América Latina, a associação com o Grupo Fosun é uma oportunidade para oferecer aos nossos clientes institucionais e individuais no Brasil um maior espectro de produtos financeiros e novas possibilidades de investimento”.

?No novo ciclo econômico do Brasil e da região, o papel do capital internacional em conjunto com o capital local será crítico para investimentos de sucesso?, afirmou Fleck no comunicado.

O Grupo Rio Bravo Investimentos iniciou suas atividades no ano 2000 e atua na gestão de fundos imobiliários, além de private equity, fundos de ações, fundos de créditos, fundos de infraestrutura, consultoria financeira e gestão de carteiras de múltiplas classes de ativos. O Grupo Fosun foi fundado em 1992 em Shangai e a Fosun International Limited foi cotada pela primeira vez na Bolsa de Valores de Hong Kong em 16 de julho de 2007. Atua em dois principais segmentos: finanças e operações industriais.