Cotidiano

Chinesas deitam em rochas sob o sol para ter 'boa saúde'

RIO- Uma prática inusitada tem sido vista pelos parques da China. Ao caminhar por Xi’an, no nordeste do país, é possível encontrar um grupo de mulheres deitadas ou encostadas em grandes pedras. O exercício, segundo elas, é uma maneira de manter uma boa saúde.

O hábito foi adotado por mulheres de meia-idade que vão aos parques para se recostar nas rochas sob o sol. Enquanto desempenham o “método”, as chinesas cobre o rosto com toalhas para se protege da luz solar.

Segundo elas, o ideal é deitar sobre as pedras entre 15h e 16h, para aproveitar o calor absorvido por elas. Mas é necessário ter cautela. Há relatos de uma idosa chegou a se queimar por ficar muito tempo sob o sol.

 Com o aumento da popularidade do exercicio, médicos já têm feito alertas sobre o tema. Segundo eles, não é recomendado que as pessoas levem em consideração orientações provenientes de crendices populares. Eles afirmam que não há nada na literatura científica sobre o tema e que, caso não se sintam bem, as mulheres devem procurar um médico e não praticarem uma atividade sem nenhuma comprovação científica.