Cotidiano

Chinesa Three Gorges conclui compra de ativos da Duke Energy no Brasil

SÃO PAULO – A chinesa Three Gorges Corporation concluiu nesta quinta-feira a aquisição dos ativos da norte-americana Duke Energy no Brasil por um total de US$ 946,7 milhões de dólares, equivalentes a R$ 3,1 bilhões de reais, segundo comunicado divulgado pela unidade brasileira da Duke.

Com isso, o presidente-executivo da Three Gorges no Brasil, Li Yinsheng, passará a ser o diretor-executivo-presidente e presidente do conselho de administração da Duke Energy no país, informou a unidade local da companhia norte-americana.

O negócio havia sido anunciado originalmente no início de outubro.

A empresa informou ainda que, como a transação envolveu 99,06% do capital da Duke Energy Brasil, a Three Gorges deverá realizar uma oferta pública de aquisição (OPA) das demais ações ordinárias e preferenciais da companhia ainda em circulação.

A Duke no Brasil possui um portfólio de hidrelétricas no Estado de São Paulo que somam 2,24 gigawatts em capacidade. Ao absorver essas usinas, a Three Gorges passará a somar 8,27 gigawatts no Brasil, incluindo usinas sob gestão da empresa e participações.