Cotidiano

Chinês compra 5% de time da NBA

PEQUIM – O empresário Lizhang Jiang se tornou o primeiro proprietário chinês de um time da Associação Nacional de Basquete dos Estados Unidos (NBA, na sigla em inglês) ao comprar uma fatia de 5% da equipe Timberwolves, de Minnesota, semanas após passar a controlar o time de futebol espanhol Granada Club de Fútbol por US$ 41 milhões ao executivo italiano Gino Pozzo.

Jiang, gerente-geral da Shanghai Double-Edged Sports, e o investidor mobiliário Meyer Orbach receberam particpações no Timberwolves bem como ações minoritárias no time feminino de basquete Lynx, também de Minnesota, segundo comunicado divulgado nesta quarta-feira pela liga de basquete.

O empresário chinês fez os investimentos ?a partir de interesse pessoal, já que tem forte paixão por esportes depois de trabalhar tantos anos no ramo de marketing esportivo na China?, afirmou Yu Yue, porta-voz da companhia de Jiang. Ela não especificou o tamanho da fatia que o executivo adquiriu nos times. Segundo a Forbes, o Timberwolves vale US$ 720 milhões, o 27º em termos de valor entre os 30 times da liga.

De acordo com uma fonte próxima ao acordo, enquanto Jiang levou 5%, Meyer comprou cerca de 10% do time. O controle da equipe permanece com o bilionário americano Glen Taylor, que adquiriu o time em 1994.

?Como fã apaixonado por esportes, estou animando em me tornar parte da organização Timberwolves e Lynx e honrado em ser o primeiro cidadão chinês a ser proprietário na NBA?, afirmou Jian em comunicado do time. ?Minha meta é aproximar China e essa grande liga e construir a base de fãs de Lynx e Timberwolves em nosso país?.