Cotidiano

China quer controlar transmissão de vídeos ao vivo pela internet

papi_jiang3.jpg

RIO ? A China é conhecida pelo estrito controle sobre o conteúdo que pode circular aos internautas do país, e o órgão censor agora quer controle sobre as transmissões ao vivo de vídeos. Em novos requerimentos para o funcionamento de sites, a Administração do Ciberespaço demandou ferramentas de controle e monitoramento do conteúdo.

As transmissões ao vivo pela internet se tornaram muito populares, particularmente entre os jovens. De acordo com a BBC, existem cerca de 80 plataformas desse tipo no país, alguns com bastante notoriedade. Segundo o jornal ?People?s Daily?, a Administração do Ciberespaço da China divulgou comunicado pedindo que sites ?reforcem a avaliação de segurança de novos produtos, como transmissão ao vivo?.

A agência informou que os novos requerimentos também devem ser aplicados aos ?bullet-screens?, onde os internautas publicam comentários sobre vídeos ao vivo. As regras exigem que os sites se regulem melhor, sendo responsáveis, inclusive, pelo monitoramento 24 horas por dia do conteúdo on-line.

Em abril, o Ministério da Cultura anunciou que estava investigando algumas plataformas populares de transmissão ao vivo, sobre supostos casos de pornografia e conteúdos violentos, que ?afetam a moral?. Naquele mês, a vlogueira Papi Jiang, maior estrela da internet chinesa, prometeu se corrigir, após receber avisos do governo sobre sua linguagem chula.

As transmissões ao vivo decolaram no país. O exemplo mais recente é da nadadora Fu Yuanhui, sensação da Olimpíada no Rio. O vídeo com ela sendo informada por uma jornalista sobre ter conquistado uma medalha de bronze se tornou viral. Ela também ganhou atenção da imprensa internacional ao declarar ter competido menstruada. Ela realizou uma transmissão ao vivo que atraiu 11 milhões de internautas em uma hora.

Mas a imprensa local também reporta casos de pessoas transmitindo ao vivo cenas de sexo, ou se mostrando nuas.