Cotidiano

China lançará missão no espaço com astronautas na segunda

CHINA-SPACE_

RIO ? As autoridades chinesas revelaram, neste domingo, seus planos para o lançamento, na segunda-feira, da nova missão espacial do país. Dois astronautas partirão com a nave A Shenzhou-11 da base de Jiuquan com o objetivo de se acoplar ao novo laboratório espacial chinês, o Tiangong-2, lançado em setembro.

A missão Shenzhou sairá do Centro de Lançamentos Jiuquan, no Deserto de Gobi. A nave irá se acoplar com a estação espacial Tiangong 2 dentro de dois dias e os astronautas ficarão cerca de 30 dias no espaço, para testar a capacidade do complexo para mantê-los vivos. Eles também irão conduzir experimentos médicos e científicos, disse o porta-voz do programa espacial tripulado da China, Wu Ping,

A experimental estação espacial Tiangong-1, lançada em 2011, foi retirada de serviço em março, após estender sua missão por dois anos. As estações Tiangong ? ou ?Palácio Celestial? ? são consideradas os primeiros passos para uma missão a Marte até o final da década. Wu apresentou os dois astronautas da missão: Jing Haipeng, de 49 anos, e Chen Dong, 37.

Este será o terceiro voo espacial de Jing após as missões em 2008 e 2012.

? O sonho de todo astronauta é tentar executar várias missões espaciais ? disse Jing, que celebrará os seus 50 anos no espaço.

A China realizou sua primeira missão espacial com astronautas em 2003, tornando-se o terceiro país a fazê-lo depois da Rússia e dos Estados Unidos. Desde então, o país tem realizado missões espaciais e enviou um veículo explorador para a lua. Administradores sugerem que uma missão à lua com astronautas também possa fazer parte dos planos futuros.