Cotidiano

China e EUA ratificam acordo ambiental antes do encontro do G-20

HANGZHOU – China e Estados Unidos ratificaram formalmente neste sábado o acordo do clima assinado em Paris, num feito histórico para reduzir as emissões de CO2 e frear as mudanças climáticas. Os dois países respondem juntos por cerca de 40% das emissões de gases do efeito estufa em todo o mundo.

A entrada das duas nações no acordo foi formalizada em uma cerimônia paralela à reunião do G20, que reúne as maiores economias do mundo em Hangzhou, na China. Os presidentes Barack Obama e Xi Jinping entregaram juntos o documento ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que oficializa a ratificação do acordo pelos dois países.

Obama disse que os EUA estavam comprometidos em ser um líder global na luta contra as alterações climáticas, esperando que o acordo de Paris seja lembrado como o momento em que o mundo se uniu para barrar o aquecimento global.

– Esta não é uma luta em que qualquer país, independentemente do seu poder, possa enfrentar sozinho – acrescentou. – Algum dia nós poderemos ver isso como o momento em que, finalmente, decidimos salvar o nosso planeta.