Cotidiano

China doa remédios para ajudar a Venezuela

mercado2.jpg

CARACAS – A China doou 96 toneladas de variados medicamentos à Venezuela neste sábado para ajudar o governo de Nicolas Maduro, que nega que o sistema de saúde do país esteja em crise.

A doação foi entregue pelo embaixador da China em Caracas, Zhao Bentang, à ministra da Saúde, Luisana Melo, assim que o carregamento chegou ao aeroporto internacional Simón Bolívas, 20 quilômetros ao norte de Caracas.

VENEZUELA

A China e a Venezuela mantém um estreito relacionamento bilateral. Desde 2008 ambos mantém um fundo binacional de financiamento de projetos, pelo qual o governo venezuelano já recebeu mais de U$ 40 bilhões para investimentos.

Caracas paga os financiamentos com petróleo: a Venezuela está vendendo ao gigante asiático cerca de 640 mil barris de petróleo por dia e planeja subir as vendas para 1 milhão nos próximos anos.

Os produtos médicos chegam num momento em que as críticas ao governo sobem cada vez mais, com opositores e grupos de médicos dizendo que a falta de medicamentos e equipamentos já atinge 90% da rede pública de saúde.

A Assembleia Nacional, com maioria da oposição, declarou em janeiro que há uma crise humanitária no setor da saúde para, medida necessária para a chegada de ajuda internacional, mas o governo não reconheceu a declaração.