Cotidiano

China deve aumentar cota de filmes estrangeiros, diz jornal estatal

china.jpgA China deve aumentar a cota de filmes estrangeiros em exibição anualmente no país, segundo informações publicadas pelo jornal estatal “Global Times”, uma oportunidade para produtores de Hollywood que estão de olho nas crescentes bilheterias chinesas.

O jornal do governo cita especialistas que preveem pelo menos mais doze filmes acrescentados à cota anual de 34 títulos estrangeiros. Com isso, produtores estrangeiros ficariam mais próximos da receita de 40% dos vendas de ingressos que eles recebem nos mercados externos. Muito mais do que os atuais 25% obtido no mercado chinês.

O “Global Times”, um tabloide conhecido por seus editoriais extensos e de teor nacionalista, é publicado pelo órgão oficial do hegemônico Partido Comunista chinês.

Hollywood tem pressionado por mais filmes estrangeiros nos cinemas chineses antes de futuras reuniões para discutir e revisar o atual acordo de cinco anos entre os dois países, assinado em fevereiro de 2012.

Executivos de Hollywood declararam ter esperanças de que a China aumentará a cota e a fatia de mercado, alinhando-se aos mercados internacionais. Mas as conversações foram atrapalhadas pela posse do presidente americano, Donald Trump, que criticou abertamente a China na questão do comércio e de outro tema sensível para o país, Taiwan.

Em uma ligação nesta sexta-feira com o presidente chinês, Xi Jinping, Trump deu um empurrãozinho no acordo, ao suavizar o discurso sobre Taiwan e concordar em honrar a duradoura política de “uma China”.

Em 2016, a venda de ingressos nos cinemas chineses refreou bastante, crescendo apenas 3,2% em relação ao ano anterior e arrecadando um total de US$ 6,6 bilhões. Em 2015, o crescimento foi de quase 50%.

No entanto, o mercado chinês está se tornando cada vez mais importante para produtores americanos, da Disney até Time Warner. Em 2016, ajudou a acrescentar US$ 1,8 bilhão em vendas de ingressos nos 20 filmes mais rentáveis do ano.