Cotidiano

China constrói duas turbinas eólicas por hora, o dobro dos EUA

20091106060921196afp.jpg

RIO ? Líder global de poluição, a China está investindo pesado para a redução nas emissões de gases estufa. De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), a indústria de energia eólica sofreu um boom nos últimos anos, e o país constrói duas turbinas por hora. Hoje, a China possui o maior programa de instalação de turbinas, o dobro do segundo colocado, os EUA.

Todo o aumento na demanda anual de energia está sendo suportado pela energia eólica, contudo, alerta a AIE, o país possui tanta capacidade instalada para a geração de energia por carvão que suas turbinas eólicas passam 15% do tempo desligadas, pois as usinas a carvão possuem prioridade no acesso à rede elétrica.

? A declaração aparentemente positiva na energia eólica esconde a questão que em 2015 e no primeiro semestre de 2016 o país também viu recorde de novas instalação de carvão ? disse um porta-voz da AIE à BBC. ? A China agora tem um claro excesso de oferta. Na província de Gansu, 39% da energia eólica teve que ser reduzida.

Na Europa, as fazendas eólicas são forçadas a interromper a geração entre 1% e 2% do tempo.

? A posição da China é claramente insustentável. Ela vai precisar de fortes decisões politicas, incluindo a construção de mais linhas de transmissão e uma política de encerrar gradativamente as usinas de carvão antigas e ineficientes ? disse o porta-voz da AIE.

De acordo com a mídia estatal chinesa, o governo planeja impor uma moratória para a construção de novas usinas a carvão até 2018. De acordo com os números da AIE, a China instalou mais de 30.000 MW de usinas eólicas em 2015.

? A construção da capacidade chinesa em energia eólica, e agora solar, é verdadeiramente sem paralelos ? disse Steve Sawyer, do Global Wind Energy Council. ? Não é surpresa que a capacidade da rede para integrar a energia renovável não tenha progredido no mesmo ritmo, mas para mudar essa situação, o país precisa avançar rapidamente com a reforma do mercado de eletricidade.