Cotidiano

China conclui a mais longa missão espacial tripulada do país

Chinese_flag_(Beijing)_-_IMG_1104.jpg

RIO – A nave chinesa Shenzhu-11, com dois astronautas a bordo, retornou nesta sexta-feira à Terra, após a mais longa missão espacial tripulada realizada pelo país asiático.

A Shenzhu pousou às 14h07 locais (4h07 de Brasília) na Mongólia Interior, após uma missão de 33 dias, uma nova etapa do ambicioso programa de conquista espacial da China.

O diretor do programa de voos tripulados destacou o “êxito total” da missão em uma transmissão ao vivo na TV estatal, que no entanto não exibiu imagens da saída dos astronautas da nave.

Jing Haipeng e Chen Dong decolaram no dia 17 de outubro a bordo da Shenzhu-11 (“Nave divina-11”) com destino ao laboratório espacial Tiangong-2 (“Palácio celeste-2”), que está em órbita a 393 km de altura.

Durante o período que passaram no espaço, os dois cultivaram verduras, criaram bichos-da-seda e realizaram reparos, de acordo com a imprensa estatal.

As autoridades chinesas consideram a exploração espacial, coordenada pelo Estado-Maior das Forças Armadas, como um símbolo da nova potência do país. Pequim investiu centenas de milhões de dólares em seus programas espaciais para tentar alcançar a Europa e os Estados Unidos.

O gigante asiático, que enviou seu primeiro homem ao espaço em 2003, conseguiu manter sua missão tripulada anterior, a “Shenzhu-10”, por 15 dias em órbita ao redor da Terra em 2013.

Pequim deseja criar em 2022 sua própria estação espacial tripulada, quando a Estação Espacial Internacional (ISS) vai deixar de funcionar.