Cotidiano

China bane apelido de ?gordinho? atribuído a líder da Coreia do Norte em sites

2016 937700256-Koreas Tensions_20160910.jpg

BEIJING ? Sites na China estão sendo censurados no caso de menções a um apelido atribuído o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un: algo como ?Kim Gordinho Terceiro?. Em uma reunião com autoridades chinesas, representantes da Coreia do Norte demonstraram insatisfação com a anedota.

Buscas com as palavras “Jin San Pang”, o apelido do líder em chinês, no site de pesquisas Baidu ou na rede social Weibo, não apresentaram resultados nesta semana.

A alcunha faz graça com os quilinhos a mais de Kim e seu status como terceira geração da família Kim a comandar a única dinastia hereditária comunista no mundo. O apelido é especialmente popular entre jovens irreverentes que não tem lá muito interesse na aliança da China com o país vizinho.

As relações entre China e Coreia do Norte se distanciaram com o programa de armas nucleares dos norte-coreanos.

A censura na internet é recorrente na China: o sistema governamental de controle é conhecido como a ?Grande Firewall da China?, ou ?Escudo Dourado?, que impede o acesso a algumas informações a 700 milhões de internautas no país. Redes sociais e sites ocidentais como Facebook, Twitter, Instagram e Google são proibidos.