Cotidiano

Chile decreta emergência após piores incêndios de sua História

TOPSHOT-CHILE-FOREST-FIRESANTIAGO ? A presidente do Chile, Michelle Bachelet, decretou estado de emergência ante os piores incêndios da História do país, que deixaram ao menos seis mortos e 12 feridos. Enquanto começa a chegar ajuda internacional, estão previstas condições climáticas extremas para esta quinta-feira. O ministro José Serra, que morou no Chile durante o exílio, estava, na quarta-feira, mobilizando o envio de brigadas de bombeiros brasileiros para ajudar no combate às chamas, conforme antecipou a coluna de Ancelmo Gois no GLOBO.

Diante da gravidade da situação, Bachelet decretou estado de exceção constitucional, assim como estado e zona de catástrofe para as províncias de Colchagua e Cardenal Caro, na região de O’Higgins, e na região do Maule. Além disso, está mantido o estado de exceção constitucional de catástrofe na comunidade de Valparaíso.

O’Higgins e Maule são as regiões mais atingidas. Na quarta-feira, vários incêndios perderam controle também na região de Bío-Bío. O fogo alcançou sua rota interportuária Penco-Talcahuano, perto de Concepción. As chamas atingiram inclusive o pedágio do setor de Penco, segundo o ministério de Obras Públicas.

Com a morte de um bombeiro e de dois policiais na quarta-feira, já são seis as pessoas falecidas no combate aos incêndios, que afetam principalmente o centro e o sul do país.

As mortes dos policiais Freddy Fernández Garcés e Mauricio Roca Sepúlveda, no rio Maule, se somaram à de Hernán Avilés, voluntário do Corpo de Bombeiros da comunidade de Talagante, em Santiago, perto de Constitución. Outros 12 voluntários do Corpos de Bombeiros ficaram feridos na região de Constitución, segundo meios de comunicação locais.

AJUDA INTERNACIONAL

Além do Brasil, somaram-se aos esforços de ajuda Colômbia, México, Peru, França, Espanha e Estados Unidos. No Twitter, o subsecretário do Interior, Mahmud Aleuy, anunciou que nesta quinta-feira chegarão ao país ?brigadistas colombianos e depois de amanhã (sexta-feira) chegam brigadistas mexicanos?.

Bachelet confirmou ainda que um grupo de especialistas franceses viajou às zonas atingidas para listar os recursos que mobilizarão para ajudar no combate aos incêndios.

Por sua vez, o avião Supertrank, com capacidade para mais de 73 mil litros de água, fretado por uma fundação privada americana, começou a operar na tarde de quarta-feira, mas em seu segundo voo não pôde descarregar por falta de visibilidade devido à fumaça.

Mais de quatro mil pessoas, entre bombeiros, brigadistas, policiais, detetives, funcionários públicos, militares e civis, trabalham em operações para conter o fogo.

FORA DE CONTROLE

O Centro Nacional de Alerta Precoce informa que, dos 99 incêndios declarados, 30 foram controlados, 64 estão fora de controle e 5 foram extintos.

O mais virulento é o de Las Máquinas em Cauquenes, região do Maule, que arrasou 92 mil hectares, seguido pelo incêndio de San Antonio na Flórida, região do Bio-bío, com mais de quatro mil hectares.

No total, a superfície que ficou sob chamas na última semana supera 238 mil hectares.