Cotidiano

Chile condena três repressores da ditadura a 20 anos de prisão

SANTIAGO ? A Suprema Corte do Chile decretou nesta terça-feira a sentença a 20 anos de cárcere para três ex-agentes da repressão na ditadura militar do país. Eles foram condenados pelo assassinato de seis membros de uma mesma família, em uma represália à morte de outro agente. Os seus nomes são Miguel Krassnoff, Basclay Zapata e Rolf Wenderot.

Atualmente, os condenados cumprem suas penas em um cárcere especial para violadores de direitos humanos. Eles participaram da detenção, tortura e assassinato das seis vítimas em novembro de 1975, segundo a investigação do juíz Leopoldo Llanos.

Vários familiares do esquerdista Roberto Gallardo Moreno foram presos em suas casas após um enfrentamento que matou não só ele como também um militar. Então, foram conduzidos a um centro de detenção clandestino, onde foram torturados. Apenas alguns foram liberados, e outros seis foram executados. Seus restos mortais foram levados a uma zona isolada de Santiago.

O máximo tribunal chileno ordenou o pagamento total de 680 milhões de pesos (equivalentes a US$ 1 milhão) em indenizações às famílias das vítimas.

Durante 16 anos, a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990) assassinou 3.052 opositores. Dentre estes, mais de mil foram detidos e permanecem desaparecidos até hoje.

Nos últimos 26 anos, 1.373 agentes repressores já foram processados, acusados e condenados no Chile. Destes, 344 já têm uma condenação definitiva e apenas 163 foram condenados a penas efetivas.