Política

Chico Brasileiro toma posse em Foz e anuncia vacinação como prioridade

Chico Brasileiro toma posse em Foz e anuncia vacinação como prioridade

O prefeito reeleito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro (PSD) e o vice-prefeito, delegado Francisco Sampaio (PSD), foram empossados para o mandato de 2021-2024, na tarde desta sexta-feira, 1º de janeiro, no plenário da Câmara de Vereadores. Em virtude da pandemia do novo Coronavírus e por conta do Decreto Estadual que restringe o número de pessoas em eventos, a cerimônia foi realizada sem a presença de público, com transmissão online pelos canais oficiais da Câmara e pelo Facebook da Prefeitura de Foz.

Durante o ato de posse, o prefeito Chico Brasileiro agradeceu a confiança dos iguaçuenses e o apoio dos familiares e amigos durante todo o processo eleitoral. Ele destacou os avanços da gestão e anunciou projetos para os próximos anos.

“Vacinar a população contra a Covid-19 é a nossa meta para os próximos meses. Está será a prioridade nas nossas articulações. Também entregaremos novas obras, novas escolas e CMEIS. Vamos continuar com a nossa missão, trabalhando em conjunto e unindo a cidade”, afirmou. Chico defendeu programas sociais, o combate a violência contra a mulher, a humanização na saúde e os investimentos na educação.
“A política deve ser compreendida como um instrumento de transformação social, capaz de promover mudanças e reduzir desigualdades”.

O vice-prefeito eleito, delegado Francisco Sampaio também agradeceu o apoio de familiares e amigos durante a campanha eleitoral. Ele se comprometeu em trabalhar pela recuperação econômica do município. “Saibam que estar aqui é uma grande honra, algo que nunca esquecerei na vida. Agradeço a Deus pelas conquistas, a minha família e amigos. Vamos administrar uma das principais cidades do Brasil e garanto lutar para realização dos sonhos daqueles que querem uma cidade mais justa, saudável e civilizada”.

Chico Brasileiro e Francisco Sampaio foram eleitos em 15 de novembro, recebendo 54.254 votos.

Balanço Gestão
Ao assumir o Governo Municipal, em 1º de maio de 2017, após uma eleição suplementar, a primeira e grande missão de Chico Brasileiro foi a de organizar as finanças. Naquele ano, a Prefeitura se encontrava com R$ 100 milhões de dívidas, obras de infraestrutura paralisadas, sem certidões, capacidade de pagamento comprometida e em apenas um ano de mandato, a cidade já registrava superávit e equilíbrio fiscal. Reflexo da austeridade da gestão eficiente, Foz do Iguaçu passou a ter nota verde no Tesouro Nacional e pela primeira vez foi classificada como Boa Gestão pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), índice que avaliou as contas de 5.337 municípios de todo o país.

Após colocar a casa e ordem, Chico Brasileiro retomou as obras paralisadas e iniciou o maior programa de obras estruturantes da história da cidade. Em menos de três anos foram executados mais de 300 km de asfalto.

A meta de Brasileiro é asfaltar 100% da cidade nos próximos quatro anos, o que demanda a contratação de várias frentes de trabalho, junto com as obras de drenagem em curso. Entre elas, a canalização da bacia do Rio Mimbi, a drenagem no bairro Monjolo, região do Jardim Central e Parque Monjolo. Além disso, a Prefeitura construirá novas pontes de ligações entre bairros, abrirá novas avenidas e ampliará a rede de ciclofaixas/ciclovias da cidade.

Na educação, foram construídos 6 novos CMEIS e mais 4 serão entregues neste ano (no Profilurb, Loteamento Buenos Aires, Jardim Paraná e Jardim Jupira). Todas as escolas e CMEIS receberam melhorias, com reformas, ampliações e playgrounds. A gestão também implantou o programa de Coleta Seletiva, que hoje atende 100% das áreas urbana e rural. Os investimentos ocorreram em todas as áreas e continuarão acontecendo pelos próximos 4 anos.

Futuro
A prioridade do governo é iniciar a vacinação contra o Coronavírus, o que deve ocorrer ainda no primeiro trimestre. As obras municipais nas áreas de educação, esporte, saúde, habitação, mobilidade urbana e meio ambiente terão continuidade. “Vamos continuar com um conjunto de obras nos bairros, teremos grande obras de infraestrutura, e apoio forte dos governos estadual e federal e da Itaipu Binacional. Essas obras vão continuar criando empregos tão necessários e urgentes”, disse Chico Brasileiro.