Saúde

Chico Brasileiro não descarta novas restrições diante do aumento de casos de covid-19 em Foz

Média móvel de casos confirmados da doença subiu 30% na última semana e leitos no Hospital Municipal estão com 100% de ocupação

Chico Brasileiro não descarta novas restrições diante do aumento de casos de covid-19 em Foz

Os casos de covid-19 em Foz do Iguaçu voltaram a subir nas últimas semanas. A média móvel chegou a 105 casos no último domingo (09), a maior desde o dia 3 de abril. Além disso, o Hospital Municipal atingiu ocupação de 100% na UTI Covid-19, tendo na última sexta-feira (7), todos os 70 leitos disponibilizados para a doença ocupados.

O prefeito Chico Brasileiro informou no último sábado, 08, que se os índices continuarem em ascensão, é possível que um decreto estabelecendo restrições possa ser editado. “Não descarto medidas restritivas como as que ocorreram no fim de semana e a noite, então não descarto que essas medidas voltem acontecer se continuar os aumentos de casos” disse o prefeito.

No entanto, ele salienta que não deve fechar o comércio. “Com a experiência que nós tivemos na fase de março e abril, detectamos que o comércio não prejudicou no controle da pandemia” argumentou. “A preocupação é que o hospital público continua com 100% dos leitos de UTI ocupados”

Chico pondera que a alta de casos na última semana acende um sinal de alerta. “Nesta última semana tivemos um aumento de 30% de casos, muitas pessoas estão achando que já passou o pior, que a doença já passou, e achar que está tranquilo é um grande risco, estamos vivendo um momento de extrema preocupação. Todos os picos da doença começaram com aumento de casos e depois vem o pico de internamento, e já estamos com o hospital lotado” alertou.