Esportes

Chester Williams conhece o projeto de rúgbi do Paraná

Vale mencionar que o consagrado atleta sul-africano contribuiu com a unificação entre negros e brancos no governo de Nelson Mandela em 1995

Curitiba – Campeão mundial de rúgbi pela África do Sul, Chester Williams esteve na Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná na quarta-feira para conhecer o projeto Vivendo o Rugby, implantado pelo Curitiba Rugby em parceria com a pasta e a Prefeitura de Curitiba.

Vale mencionar que o consagrado atleta sul-africano contribuiu com a unificação entre negros e brancos no governo de Nelson Mandela em 1995. Na época, Williams era o único jogador negro da seleção e Mandela utilizou isso para unir a África do Sul e diminuir o racismo. A história inspirou o livro “Invictus”, posteriormente transformado em filme com o mesmo nome.

Chester foi recebido pelo secretário estadual Douglas Fabrício e conheceu o projeto adotado em 2005 pelo Estado e desenvolvido junto a escolas da rede pública de ensino. A proposta é de cunho educacional e tem como foco contribuir na formação de crianças de 11 a 16 anos por meio do rúgbi.

“É uma grata surpresa encontrar uma receptividade tão grande no Brasil. Estas crianças que estão praticando o rúgbi podem estar passando por uma infância semelhante a que tive, com muita dificuldade. Quando era criança meu país ainda era dividido entre brancos e negros. A África do Sul se tornou um país diferente, mais unificado e com tolerância. Espero que os Jogos Olímpicos também unam o Brasil”, afirmou o atleta, que participou do revezamento da tocha na capital paranaense.

O esporte no Estado

Atualmente, o projeto Vivendo o Rugby atende 600 crianças e adolescentes de Curitiba e região Metropolitana. O trabalho é reconhecido pela Federação Internacional de Rugby e, além da formação social, contribuiu para o fortalecimento do esporte no Estado, pois boa parte dos atletas juvenis do Curitiba Rugby é oriunda deste projeto.