Cotidiano

Chelsea Manning ganha aval para cirurgia de mudança de sexo

2013_637208590-20130814170904338ap.jpg_20130814.jpg

LEAVENWORTH, EUA – Apenas um dia após iniciar uma greve de fome em protesto por concessões na prisão onde está pelos vazamentos de segredos militares, a principal delatora do WikiLeaks, a soldado americana Chelsea Manning recebeu o aval para fazer uma cirurgia de transição de sexo. A militar se revelou transgênero depois de ser presa, e tinha a transição como um dos pontos de crítica ao tratamento no cárcere.

A União Americana pelas Liberdades Civis revelou que as autoridades enfim deram aval ao tratamento para Manning. manning

“Estou completamente aliviada que o Exército finalmente esteja fazendo a coisa certo. Eu os saúdo por isso. Era tudo o que eu queria: que me deixassem ser quem sou”, disse ela num comunicado.

Meses depois de ter tentado suicídio na cadeia, Manning denunciou na segunda-feira estar tendo tratamento inadequado e afirmou que só voltaria a comer após ter demandas atendidas. “Preciso de ajuda. Não estou tendo nenhuma. Pedi ajuda por seis anos, em cinco diferentes locais de confinação. Meu pedido foi apenas ignorado, adiado, ironizado e postergado pela prisão, os militares e o governo”, denunciou Manning através de um advogado.

Manning foi condenada em 2013 por ter fornecido mais de 700 mil documentos, vídeos, comunicações diplomáticas e relatos de guerras ao Wikileaks, no maior vazamento de material secreto da História dos EUA. A ex-analista de Inteligência, que é mulher transexual, cumpre sentença de 35 anos de prisão em uma penitenciária para homens em Fort Leavenworth, no Estado do Kansas.

Em julho, depois de denúncias à imprensa de que estava sendo ignorada em apelos por ser tratada como mulher, Manning tentou cometer suicídio. O caso fez com que ela ficasse sujeita a sanções administrativas.

Após ser condenada, Manning anunciou que se identificava com o sexo feminino, e depois conseguiu autorização legal para mudar o seu nome e receber terapia hormonal. Mas ela ainda tem de manter o cabelo curto, conforme as normas de higiene dos militares masculinos, e chegou a processar o governo por essa questão e por não ter sido transferida para uma prisão feminina.2014 708609754-USA-CRIME_MANNING_20140424.jpg