Cotidiano

Chegando ao fim

A segunda etapa de vacinação dos rebanhos de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa está chegando ao fim. A campanha, coordenada no Paraná pela Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), vai até amanhã. Neste ano, há uma mudança: os produtores precisam levar os comprovantes ao escritório regional da Agência.

A imunização dos animais é obrigatória. Nesta etapa, todo o rebanho precisa ser vacinado. Em Cascavel, a estimativa é de vacinar 80 mil animais sejam imunizados.

Segundo a médica veterinária da Adapar de Cascavel, Luciana Riboldi, a entrega da documentação na unidade da Adapar é tão importante quanto a imunização. "Ambas são passíveis de autuação. Não adianta fazer uma e não cumprir a outra", reiterou.

Área livre

A veterinária ainda explicou que a mudança no sistema de comprovação ocorreu porque o Paraná está se preparando para tornar-se área livre de aftosa sem vacinação. Dos dias 15 a 18 de janeiro o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) deve fazer uma auditoria no estado e essa documentação é uma das exigências.