Cotidiano

Chega a 30 o número de mortes suspeitas de febre amarela em MG

RIO ? A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou nesta quinta-feira que o número de óbitos suspeitos de febre amarela subiu para 30 no estado, 16 a mais que no último balanço. Até o momento, foram notificados 110 casos suspeitos da doença, sendo 20 deles casos prováveis, cujos pacientes já passaram por exame laboratorial preliminar.

febre amarela

Os casos suspeitos da doença foram registrados em 15 municípios, sendo Ladainha, uma pequena cidade no nordeste do estado, o mais afetado, com 31 casos suspeitos e 11 mortes. O número de registros também é alto em Caratinga, com 20 casos e 1 óbito; Imbé de Minas, com 14 casos e 1 óbitos; e Piedade de Caratinga, com 12 casos da doença e 4 mortes.

Um caso específico chama atenção em Ladainha, município com cerca de 18 mil habitantes. Um dos pacientes que morreram com suspeita da doença vivia e trabalhava na zona urbana da cidade.

? Ao identificar esse primeiro caso em zona urbana, nós intensificamos a vacinação no bairro onde ele residia para bloquear o surto ? disse Fábio Peres, secretário municipal de saúde. ? Não se trata de febre amarela urbana, mas de febre amarela silvestre numa pessoa que vivia na zona urbana.

A febre amarela silvestre é transmitida de macacos doentes para os humanos por meio da picada de mosquitos Haemagogus e Sabethes, que vivem em matas e vegetações na beira de rios. Existe o temor que a doença se espalhe para zonas urbanas, pois o vírus pode ser transmitido pelo Aedes aegypti.

Segundo Peres, é a primeira vez que o município registra casos de febre amarela. A vacinação contra a doença consta do calendário obrigatório da rede de saúde estadual, mas pessoas com idade mais avançada e moradores de zonas rurais podem não terem sido imunizados. O primeiro caso suspeito foi registrado no último dia 4 e avançou rapidamente. Após o surto, já foram vacinadas cerca de 5 mil pessoas apenas em Ladainha.

? O problema é que a vacina demora cerca de dez dias para imunizar uma pessoa. Ainda existe uma janela de risco mesmo para os que já foram vacinados ? destacou o secretário.

Além desses quatro municípios, foram registrados casos em Entre Folhas, Inhapim, Ubaporanga, São Domingos das Dores, São Sebastião do Maranhão, Ipanema, Frei Gaspar, Itambacuri, Malacacheta, Poté e Setubinha. Em outras seis cidades foram identificados casos da doença em animais.

Nesta sexta-feira, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, participa em do ?Seminário Minas Gerais contra a Febre Amarela?, em Caratinga e Teófilo Otoni. Devem participar do encontro, realizado em duas cidades, representantes de 152 municípios das regionais de Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Manhumirim e Teófilo Otoni, onde vivem 2,4 milhões de pessoas.

Para conter o avanço da doença, o Ministério da Saúde enviou nesta semana dois lotes de vacinas com total de 735 mil doses, elevando o estoque no estado para mais de 1 milhão de doses. O órgão informa que a vacinação emergencial deve focar em pessoas que vivem em áreas rurais dos municípios com casos suspeitos que nunca se imunizaram contra a doença.

A Secretaria de Estado de Saúde informa que, em conjunto com os municípios, fará uma busca ativa nas regiões onde foram registrados casos suspeitos, com a montagem de postos de saúde móveis e ampliação do horário de funcionamento das unidades de saúde.