Cotidiano

Chefe do serviço de saúde americano alerta sobre cigarro eletrônico

CDC Health Battles Report Card

WASHINGTON ? Vivek Murthy, o cirurgião-geral dos Estados Unidos ? cargo da chefia do serviço público de saúde do país ? fez um alerta nesta quinta-feira da crescente ameaça dos cigarros eletrônicos à saúde pública, sobretudo entre os jovens.

Em um relatório divulgado nesta quinta-feira, Murthy reconhece a necessidade por mais pesquisas sobre os efeitos da saúde desse novo tipo de fumo, mas ressalta que este não são inofensivos e que muitos adolescentes estão recorrendo a esta alternativa.

Segundo as palavras do cirurgião-geral, os cigarros eletrônicos ?têm o potencial de criar uma nova geração inteira de jovens viciados em nicotina?.

Uma vez que este tipo de fumo contém menos componentes nocivos do que os cigarros normais, ele foi visto inicialmente como mais seguro. No entanto, não há consenso científico sobre seus riscos ou vantagens.

De qualquer forma, dados dos Estados Unidos mostram que, em 2015, 16% dos estudantes de ensino médio relataram ao menos uma ocasião de uso do cigarro eletrônico, incluindo até mesmo alguns que nunca haviam fumado o cigarro comum.

No Brasil, os cigarros eletrônicos são proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).