Cotidiano

Chefe do Mossad é alvo de inquérito por ingressos de show e hotel de luxo

pg-25-yossi-cohen-reuters.jpg

JERUSALÉM – A Comissão de Serviço Civil de Israel investiga suspeitas de que o chefe do Mossad, Yossi Cohen, recebeu ingressos gratuitos para um show da cantora pop Mariah Carey no valor de milhares de shekels (1 shekel = 0,88 reais). Ele também teria passado tempo no luxuoso hotel de luxo do bilionário australiano James Packer em Tel Aviv, configurando conflito de interesses. O filho do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, Yair Netanyahu, também estava no local.

A comissão investiga se o presente de Packer tinha relação com a concessão de benefício ou favor ilegal, segundo o relatório. O bilionário teria procurado residência em Israel e teria mantido contatos com altas autoridades para este fim, informou a mídia israelense.

Cohen chefiava o Conselho de Segurança Nacional na época, mas agora é diretor do Mossad, principal agência de espionagem do país.

No mês passado, o Canal 10 relatou que Cohen recebeu sete ingressos de Packer para um show no ano passado de Mariah Carey, ex-noiva de Packer. Os bilhetes foram avaliados em vários milhares de shekels. Ele não respondeu a pedidos de entrevista.

A polícia analisa ainda relatos de que Packer deu aos membros da família de Netanyahu presentes e benefícios. O relatório disse que os presentes estão sob a alçada de outras investigações sobre os laços de Netanyahu com empresários.

Packer não é judeu e, assim, não é elegível para cidadania automática concedida pela Lei de Retorno israelense.

Netanyahu desmentiu os relatórios sobre os laços com Packer e outros relatórios sobre ele e sua família, dizendo que “não há nada por trás de qualquer uma das alegações”.