Cotidiano

Chefe do BC da Índia deixa cargo para dar aulas em universidade

2016 917318912-201606181023323610_RTS.jpg_20160618.jpgMUMBAI – O chefe do Banco Central da Índia (RBI, na sigla em inglês), Raghuram Rajan, disse neste sábado que vai deixar o cargo quando seu mandato terminar em 4 de setembro e planeja voltar à academia. Rajan, ex-economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), é popular com os investidores estrangeiros por seus esforços em reduzir a inflação indiana e sanear os enormes empréstimos de bancos estatais.

?Eu sou um acadêmico e sempre deixei claro que a minha casa é no campo das ideias?, escreveu Rajan em uma mensagem aos funcionários do banco central divulgada no site da instituição.

O economista, que assumiu o cargo em setembro de 2013 e está de licença da Universidade de Chicago, tem enfrentado a oposição de alguns políticos por não baixar as taxas de juros ao patamar esperado.

?Ainda que tudo o que nós definidos no primeiro dia esteja sendo feito, dois desenvolvimentos subsequentes ainda estão para ser concluídos?, afirmou Rajan, referindo-se a um comitê de política monetária planejado e ao saneamento do banco. ?Embora eu estivesse aberto para ver estes desenvolvimentos concluídos, no devido tempo, e após consulta com o governo, quero compartilhar com vocês que vou voltar para a academia quando meu mandato como presidente terminar?.

Ele expressou confiança de que as reformas do governo e o trabalho do RBI e de outros reguladores conduzirá a um maior crescimento do emprego.

?Estou confiante de que meu sucessor vai nos levar a novos patamares com sua ajuda. Eu ainda estarei trabalhando com vocês no próximo par de meses, mas deixe-me agradecer a todos da família RBI antecipadamente pelo seu trabalho dedicado e apoio inabalável. Tem sido uma fantástica jornada!?, disse.