Cotidiano

Chefe da OEA manda carta a López: 'Venezuela não tem Estado de Direito'

lopez2.jpg

WASHINGTON/CARACAS – O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, disse nesta segunda-feira que a ratificação da condenação contra o opositor venezuelano Leopoldo López foi o “marco” do final da democracia e do Estado de Direito nesse país.

“Nenhum foro regional, ou sub-regional, pode desconhecer a realidade de que, hoje, na Venezuela, não há democracia nem Estado de Direito”, escreveu Almagro em uma carta aberta a López, a quem chamou de “amigo”. “A princípio, não sabia que você era um preso político. Quando vi a sentença, assimilei palavra após palavra a dimensão do horror político que vive seu país.”

Um recurso do líder opositor contra uma sentença de 14 anos de prisão por seu papel nos protestos antigoverno dois anos atrás foi rejeitado na semana passada por um tribunal venezuelano. López estava na vanguarda das manifestações exigindo a renúncia do presidente Nicolás Maduro. Quarenta e três pessoas morreram durante os protestos.

Almagro fala ainda na carta que a ratificação da condenação é “um marco do final da democracia”.

2014 721688351-2014 721616811-leopoldo lópez.jpg_20140608.jpg_20140609.jpg

Os críticos dizem que seu julgamento foi uma farsa e que López, a quem Maduro chama de criminoso perigoso, foi preso para sufocar a dissidência. Um promotor fugiu do país dizendo que foi pressionado a incrimá-lo. A acusação afirmou que López enviou mensagens subliminares para incitar a violência.

A condenação em 2015 estragou uma breve reaproximação entre Caracas e Washington, meses após os dois lados terem começado discussões para acabar com mais de uma década de discórdia. López se tornou célebre entre os opositores do governo do presidente Nicolás Maduro, que o acusam de violar direitos humanos. O governo dos EUA, as Nações Unidas e grupos de direitos internacionais pediram a libertação do opositor. A Anistia Internacional criticou a decisão da corte, dizendo que López é vítima de “uma caça às bruxas”.

Para Almagro, os venezuelanos “são vítima da intimidação”, “símbolo de uma gestão ineficaz”. Ele ainda apelou pela liberação imediata a um referendo revocatório sobre o mandato de Maduro.

Almagro e Maduro já tiveram algumas discussões acaloradas através de discursos e cartas. Enquanto o chefe da OEA (que foi chanceler do Uruguai sob o governo de José Mujica, presidente aliado de Maduro) chamou o venezuelano de “projeto de ditador”, o mandatário o classificou como “lixo” e “escravo do imperialismo” em diferentes ocasiões.