Cotidiano

Chef se especializa em harmonizar pratos com diferentes tipos de vinho

2016 913803699-201606031553180988.jpg_20160603.jpg

RIO ? Filho de chef, Adriano Alves bem que tentou fugir dos fogões. Embora tenha aprendido tudo com o pai, Afonso, que comandava a cozinha do La Monet, casa especializada em massas no Méier, ele preferiu, inicialmente, se dedicar a outras atividades, como a música. Porém, o DNA gastronômico falou mais alto e Adriano acabou retornando às origens. Hoje, após passagens por restaurantes da Zona Sul, ele dá expediente no Serrado Gourmet, na Tijuca, onde desfila o seu talento no comando de um cardápio especializado em massas e pratos para serem harmonizados com vinho.

? Tenho 33 anos e comecei a trabalhar aos 15, com o meu pai. Com ele aprendi os segredos da culinária italiana. Era o que eu mais gostava de fazer ? lembra Adriano. ? Mesmo assim, não tinha vontade de me tornar um chef. Acabei estudando música. E passei em um concurso para ser trompetista e percussionista da Força Aérea Brasileira. Mas quando descobriram que eu cozinhava, me colocaram para preparar jantares para os oficiais em eventos. Saí da Aeronáutica e acabei voltando para a gastronomia ? diverte-se.

As receitas de Adriano Alves

O chef nos ensina hoje a preparar um nhoque de batata ao molho funghi e, de entrada, o Champignon do Restô, cogumelo recheado com seu próprio creme e parmesão.

? Tanto o prato principal quanto a entrada podem ser harmonizados com tintos, cabernet sauvignon ou merlot.

O Serrado foi aberto em 2012, apenas como distribuidora de vinhos. Em fevereiro deste ano, o proprietário, Rafael Moreira, decidiu transformar o estabelecimento em uma ?delicatessen/bistrô?. E convidou Adriano para montar o cardápio.

? Outra especialidade da casa são comidinhas como bruschetta, carpaccio, focaccia e os sanduíches ? completa o chef.

+ INFO

Rua Major Ávila 455, loja D, Tijuca. Tel.: 3518-2729. Segundas e terças, das 11h às 20h; quartas e quintas, das 11h às 21h; sextas e sábados, das 11h às 22h.