Esportes

Chave da Vila dos Atletas é entregue ao Comitê Olímpico Internacional

RIO – A Vila dos Atletas, onde os 15 mil competidores olímpicos e paralímpicos ficaram instalados durante os Jogos foi inaugurada na manhã desta quarta-feira. O prefeito Eduardo Paes entregou a chave simbólica do empreendimento, localizado na Barra da Tijuca, ao presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, e ao presidente do Comitê organizador da Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

— Estamos a 35 dias úteis dos Jogos. É um período de muita aceleração, mas nós estamos felizes por poder entregar as chaves de mais um equipamento olímpico. Talvez o que melhor sintetize o espírito olímpico, onde atletas de vários credos, raças e nações vão conviver em harmonia e paz — afirmou o prefeito.

Durante a Olimpíada do Rio, que terá início em 5 de agosto, a vila será a residência oficial dos 10 mil atletas olímpicos e 5 mil paralímpicos. O empreendimento tem 31 edifícios, com um total de 3.604 apartamentos, todos adaptados para pessoas com deficiência ou pouca mobilidade.

— A vila será aberta oficialmente para os atletas no dia 24 de julho, quando as delegações começarão a chegar — informou Nuzman.

A área de lazer da Vila dos Atletas, que fica bem próxima ao Parque Olímpico, inclui piscinas, quadras esportivas, parques infantis e pistas de skate.

— Essa é uma das vilas mais bonitas da história dos Jogos — destacou Thomas Bach.