Política

Chapa de oposição faz críticas ao Sinteoeste

Cascavel – A chapa de oposição “União, Resistência nas Lutas e Respeito aos Servidores” está inscrita para disputar a eleição do Sinteoeste (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Superior do Oeste do Paraná), tendo como candidato a presidente Giancarlo Tozo, enfermeiro lotado no HU (Hospital Universitário). A votação será dia 21 de novembro, quando os agentes universitários e docentes da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) vão eleger a diretoria executiva e conselho fiscal para o próximo biênio.

A Chapa 2 entende que “as práticas adotadas pela atual direção do Sinteoeste estão equivocadas, considera que seus métodos de ‘lutas’ priorizam as constantes reuniões e decisões de cúpulas em Curitiba. Dessa forma, a direção do sindicato acaba substituindo nossa categoria. Aliado a isso, a flagrante intolerância da direção atual com quem pensa diferente, traz como resultado o descrédito, a falta de confiança e desfiliações. Isso enfraquece o sindicato, desmobiliza os servidores e fragiliza nossa categoria”.

Giancarlo continua: “A necessidade de mudanças nos rumos do Sinteoeste é percebida por grande parte dos trabalhadores. E essa mudança começa com a reaproximação da direção do Sindicato com a categoria – agentes universitários e professores. Isso só ocorrer se houver respeito à pluralidade de ideias e ao debate democrático. Tendo o respeito e confiança dos nossos colegas de trabalho será possível reiniciar a construção da resistência em defesa dos servidores e da Unioeste”.

Mudança

Nesta eleição, a Chapa 2 é alternativa de voto dos trabalhadores da Unioeste que acreditam na necessidade de mudanças nos rumos do sindicato. “Não é de hoje que mudanças na condução do Sinteoeste são necessárias. Agora, mais do que nunca e após uma coleção de derrotas, chegou a hora de corrigirmos esse rumo. Diante dessa difícil conjuntura, é urgente reaproximar o sindicato dos servidores e reverter seu crescente descrédito”.

Para os componentes da chapa, para mudar os rumos do sindicato “será necessário ainda o estabelecimento de formas efetivas de comunicação entre direção e base, a adoção de práticas sindicais democráticas e a valorização das experiências adquiridas pela nossa categoria nas diversas lutas, manifestações e greves”.

Algumas das propostas da chapa 2

– Defender as reivindicações e pautas dos agentes universitários e docentes da Unioeste definidas coletivamente nas instâncias deliberativas do sindicato;

– Exigir a retomada das negociações das pendências das carreiras dos agentes universitários e docentes da Unioeste;

– Dar continuidade à construção da sede do sindicato;

– Aproximar as Associações dos campus, Reitoria e HU da diretoria do sindicato;

– Incentivar a criação de núcleos sindicais com estrutura em todos os campus da Unioeste;

– Cobrar destinação mais democrática dos recursos destinados anteriormente ao PDA, tendo como prioridade a valorização de atividades de pesquisa e extensão realizado por agentes universitários;

– Propor discussões sobre a elaboração democrática do regimento interno do HU;

– Melhorar a qualidade da divulgação das ações da diretoria do Sinteoeste;

– Retomada da formação sindical através da organização e incentivo a participação de eventos de caráter acadêmico para discussões de temas ligados à saúde do trabalhador, políticas de educação, saúde, ciência e tecnologia, administração pública e outros;

– Fortalecer o Departamento Jurídico do sindicato;

– Cobrar da administração da universidade a construção de creches;

– Solicitar a abertura de programas de mestrado e doutorado, voltados aos servidores da Unioeste;

– Lutar para garantir o pagamento de 100% de horas extras aos domingos e feriados;

– Exigir do governo estadual a abertura imediata de concurso publico para a Unioeste.

Quem integra a chapa

Os membros da diretoria executiva da chapa “União, Resistência nas Lutas e Respeito aos Servidores” são: Giancarlo Tozo, presidente; Silvia de Almeida Boffi, vice-presidente; Dayam Cavallari Adams, secretário-geral; Marilides Maria Schuck Gomes, secretário executivo; Ailton Souza dos Santos, tesoureiro-geral; Ivã José de Pádua, diretor de imprensa e divulgação; Osmarina Teresinha Matias, diretora de formação sindical; Rosemara Novaes Oviedo de Paul, diretora de administração, patrimônio e informática; Wagner Luchtenberg, diretor de cultura; Paulo Roberto dos Santos, diretor de assuntos jurídicos; e Marilene André de Paula Lujan, diretora de assuntos intersindicais.