Cotidiano

Chapa 4 vence eleição no Sindicato dos Jornalista do Rio

A Chapa 4 Plural venceu a eleição para o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro nesta quinta-feira. Foram 239 votos contra 123 da Chapa 3, que tinha o apoio da atual diretoria. Com a mudança de estatuto ocorrida no ano passado, um colegiado vai coordenar as ações do sindicato, no lugar de concentrar as atribuições a um presidente. Segundo Iara Cruz, eleita para o Conselho Fiscal do sindicato, o objetivo maior é trazer a categoria de volta para o sindicato.

? Queremos trazer o jornalista de volta para sua casa que é o sindicato. Vamos começar uma grande campanha de sindicalização para os novos jornalistas e para aqueles que se afastaram nos últimos anos. Estamos no segundo ano sem dissídio.

A nova diretoria quer também resgatar o plano de saúde coletivo que o sindicato oferecia e abrir um forum de debates na entidade.

Vão assumir o Conselho Fiscal: Beth Costa, Malu Fernandes e Iara Cruz. Para a Comissão de Ética vão Ana Costabile, Angelica Bashti, Gilberto Severo, Celso de Castro Barbosa e Marco Antonio Narvaez.

Já nas eleições para a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), a vencedora no Rio foi a Chapa 1 ?Sou Fenaj ? Em Defesa da Democracia, do Jornalismo e dos Jornalistas?, que alcançou 175 votos. Para a Comissão Nacional de Ética, foram eleitos no Rio Carmen Lúcia Ribeiro Pereira, Audálio Ferreira Dantas, Vera Daisy Barcellos Costa, Aloísio Morais Martins e Antônio Pinheiro Sales.