Cotidiano

Chanceleres decidem esperar mediação do diálogo na Venezuela

IMG_9556.JPG

BUENOS AIRES – Como estava previsto, os chanceleres do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai se reuniram na tarde deste sábado na cidade de Cartagena, na Colômbia, para discutir a crise política venezuelana. Uma vez encerrada a Cúpula Iberoamericana de chefes de Estado, os chanceleres dos quatro países participaram de um encontro considerado “ilegal” pelo governo do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que, apesar da oposição de seus sócios, insiste em dizer que está exercendo a Presidência pro tempore do bloco.

? Tivemos uma reunião para fazer análise que estava pendente e acordamos fazer um monitoramento da situação da Venezuela nos próximos dias, sobretudo da mediação do Vaticano ? disse o chanceler do Paraguai, Eladio Loizaga.

O ministro não informou se foi discutida a aplicação da cláusula democrática do Mercosul e afirmou, apenas, que os governos dos quatro países estarão atentos ao cumprimento ou não por parte da Venezuela das normas internas do bloco, no próximo dia 1 de dezembro, data limite para que o país adote todos os protocolos do Mercosul.

? O povo venezuelano, o mais afetado por esta situação, deve encontrar paz e tranquilidade ? enfatizou Loizaga. ? Vamos seguir de perto, estar em contato com os chanceleres e esperar também o dia 1 de dezembro, em relação ao cumprimento por parte da Venezuela das normas do Mercosul.