Cotidiano

Chanceler francês diz que teria sido embaraçoso para Putin ir a Paris falar da Síria

FRANCE-POLITICS_PARIS ? O chanceler francês, Jean-Marc Ayrault, afirmou nesta quarta-feira que o presidente russo, Vladimir Putin, se recusou a viajar a Paris para tratar sobre a Síria porque teria sido muito embaraçoso para ele, diante da ofensiva militar russa na cidade de Aleppo.

? Putin se negou a vir falar da Síria, é o que é preciso destacar. E lamento isso ? declarou à emissora Europe 1 Ayrault, um dia após o presidente russo cancelar sua visita prevista para 19 de outubro.

A presidência francesa havia indicado que François Hollande só receberia Putin se a reunião se consagrasse apenas à Síria.

Putin e Hollande deveriam, a princípio, inaugurar juntos uma exposição em Paris sobre a coleção do mecenas russo Serguei Shchukin. O presidente russo também planejava inaugurar uma catedral ortodoxa russa na capital.

Segundo Ayrault, o ato teria sido completamente surrealista diante da situação na Síria.

? Putin intensificou os bombardeios em Aleppo, razão pela qual imagino que vir a Paris falar da Síria teria sido muito embaraçoso.

O chanceler também se pronunciou sobre o apelo de seu colega britânico, Boris Johnson, por uma manifestação na embaixada russa de Londres para protestar contra os bombardeios russos em Aleppo.

? Organizar manifestações é o papel de um ministro das Relações Exteriores? ? se perguntou.