Cotidiano

'Chance zero', diz Samek sobre disputa em Foz Iguaçu

O presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek (PT), disse nesta segunda-feira, 19, em Curitiba, que é “chance zero” de participar da eleição para prefeito de Foz do Iguaçu. Sempre apontado como nome forte em qualquer disputa na cidade, Samek disse que largou da atividade política para se dedicar exclusivamente à binacional. “Mudei o foco completamente. Quero ajudar no que for melhor para Foz do Iguaçu mas não comandando pleito. Eu definitivamente não disputo mais nenhum cargo eletivo na minha vida”, anunciou depois que recebeu a comenda da Ordem do Pinheiro, distinção de mais alto grau do Estado.

“Foz do Iguaçu vive um verdadeiro tsunami, uma fadiga que está presente em todo Brasil. Eu espero que saia o quanto antes uma reforma política para acabar com esse processo de coligação proporcional, criar partidos de qualquer jeito e transformando partidos em balcão de negócios”, completou.

Samek disse ainda que não tinha “nada a comentar” sobre as mudanças de Itaipu e que até agora não foi informado “de nada” sobre as últimas movimentações da mudança do comando da binacional que saiu na imprensa. “A Itaipu é destaque nacional e internacional e a razão está no seu corpo técnico. Temos um pessoal muito qualificado, treinado, estudioso e viramos um polo do conhecimento. Tivemos também investimentos de reforço em redes qualificando assim a nossa transmissão”. 

Melhor ano – Para Samek, 2016 foi o melhor ano da usina e o maior ano em produção de energia. “Devemos encerrar o ano com 102,5 milhões de mega watts/hora. A Itaipu é remunerada para produzir apenas 75 milhões, ou seja, tudo que produz a mais vem de desconto para o setor elétrico brasileiro e paraguaio. Essa produção hidráulica é a mais barata que existe e estamos trabalhando incessantemente para o melhor desenvolvimento do Brasil e do Paraguai”, afirmou.

O diretor da usina agradeceu ao Estado pela distinção da comenda que recebeu e a ofereceu aos funcionários da  Itaipu “pelo cojunto da obra. “O projeto Ecoparaná tem uma parceria muito forte com o Governo do Estado, colocando o oeste em desenvolvimento. Quero compartilhar com esse conjunto de atores que estão fazendo uma diferença enorme tanto no Oeste do Paraná quanto na melhor integração com o Paraguai e Argentina”, completou.