Cotidiano

Chaim Zaher renuncia à presidência da Estácio e volta ao Conselho de Administração

estacio2.jpg

RIO – Chaim Zaher, segundo maior acionista da Estácio, renunciou ao cargo de presidente do grupo nesta terça-feira. Ele assumiu a posição no dia 16 de junho, após renúncia de Rogério Melzi. Com a decisão, Zaher retomará sua posição como membro do Conselho de Administração da companhia. A mudança ocorre três dias antes da reunião do board que irá apreciar a proposta de fusão com a Kroton, líder no setor de educação privada no país.

estácio_0507

Pedro Thompson, atual diretor financeiro, assumirá interinamente a presidência. Na sexta-feira, o Conselho de Administração irá eleger o executivo que ficará no cargo. O nome recomendado por Zaher é o de Gilberto Castro, diretor de operações e há dez anos no grupo.

? O Zaher assumiu a presidência para fazer a transição. Agora, voltará ao Conselho, de forma que poderá acompanhar o dia-a-dia do board, as negociações que envolvem o grupo e também poderá votar ? afirmou uma fonte próxima ao comando da Estácio.

A universidade carioca é alvo de duas propostas de fusão anunciadas no início de junho. Na semana passada, o Conselho de Administração anunciou estar de acordo com os termos financeiros propostos pela Kroton, que, incluindo o pagamento de dividendos, oferece 1,32 ação da Kroton para cada uma da Estácio. Na disputa estava também a Ser Educacional, outra das grandes do setor no país. Correndo por fora está o Clube de Investimento TCA, da família Zaher, que detém 14,13% de participação na companhia e avalia fazer uma oferta para adquirir o controle, informou uma fonte.

Em carta enviada ao presidente do Conselho de Administração da Estácio, João Cox, Zaher explica ter cumprido as tarefas a que se propôs. Destaca estar focado em garantir a melhor alternativa em negociação aos acionistas da companhia, com avaliação de todas as propostas recebidas pelo grupo ?e outras que possam surgir? até a reunião marcada para esta sexta-feira.

?Decidi deixar o cargo de Diretor Presidente para poder voltar a dedicar-me, com a necessária energia e atenção, às minhas funções de conselheiro, membro de comitês e de relevante acionista, em defesa do melhor interesse da Companhia e dos demais acionistas. Com minha decisão pretendo contribuir vigorosamente para que o Conselho de Administração e, ao final, a assembleia geral, possam analisar de maneira profunda, e com a necessária serenidade, as propostas já recebidas, e assegurar condições que permitam a salutar competição entre elas, e com outras que possam vir a surgir, garantindo-se que, ao final, aos acionistas sejam oferecidas as melhores alternativas?, escreveu Zaher no documento enviado à Estácio e divulgado ao mercado.