Cotidiano

Céu Azul usa o lúdico para reforçar combate à dengue

Céu Azul – O trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti em Céu Azul ocorre em várias frentes. Uma delas é o Mutirão de Limpeza durante este mês, com datas de coleta de entulhos definidas para cada bairro. Em outra estratégia, técnicos da Secretaria de Saúde de Céu Azul abordam a questão com as crianças que frequentam as escolas pública municipais.

De acordo com a secretária municipal Verônica Ribeiro, a saúde pública vem atuando de maneira mais incisiva no combate ao vetor. A cada ano, o Aedes aegypti fica mais perigoso, com a transmissão de outras doenças. Hoje, a febre chikunguya, o zika vírus e a febre amarela, além da dengue, assombram a população e os técnicos que atuam na vigilância ambiental e endemias.

A chefe da Vigilância Ambiental, Leunilda Ahlmann, informa que a conscientização da população para manter lotes e quintais limpos durante o ano todo é reforçada nos meses de março e novembro.

Na abordagem com os alunos, foi desenvolvido um jogo de amarelinha, que é uma brincadeira popular entre crianças.

A ideia é que os pequenos se tornem agentes mirins no combate ao mosquito. “As crianças são nossos alvos positivos”, afirma Leunilda.

Depois de trabalhar com as crianças levando a mensagem do combate ao vetor, todas as escolas ficam com um exemplar do jogo (impresso em lona) disponível para que os professores continuem no desenvolvimento de atividades de conscientização.