Cotidiano

Céu Azul terá rodízio no abastecimento a partir desta quinta-feira

Tabela do rodízio foi divulgada nesta quarta-feira. Companhia recomenda que a população colabore usando água apenas para tarefas prioritárias

Céu Azul terá rodízio no abastecimento a partir desta quinta-feira

O abastecimento de água em Céu Azul, no Oeste do Paraná, será feito de forma alternada, a partir desta quinta-feira (30). A medida é necessária porque a estiagem severa diminuiu drasticamente a vazão dos três poços que abastecem os moradores da cidade, reduzindo em 50% a captação e a produção de água tratada.

A gerente-geral da Sanepar, Rita Camana, diz que a estiagem prolongada está atingindo diversas cidades do Paraná e o Monitor da Seca, da Agência Nacional de Águas (ANA), alerta que 98% do território paranaense está em seca grave.

“Sem água nos mananciais, não conseguimos manter a regularidade no abastecimento. Por esta razão, a alternativa neste momento é escalonarmos a distribuição para garantir que todos recebam a água por algumas horas durante o período de 24 horas”, afirmou.

Rita diz, ainda, que a normalização do abastecimento depende da regularidade das chuvas e da colaboração de todos. “A medida é temporária e, se cada um contribuir e fizer a sua parte com o uso racional da água, serão amenizados os impactos da falta de água”, alertou a gerente.

A cidade foi dividida em dois setores que terão interrompido o fornecimento de água um dia sim e no outro não. O fechamento, inicialmente, será das 8h às 18h, com previsão de normalização gradativa a partir das 22h. Dependendo do comportamento do sistema, esse horário poderá ser ampliado ou reduzido.

Confira o plano de rodízio para Céu Azul de 30/09 a 18/10 AQUI.

 

Agência Estado