Cotidiano

Cettrans vistoria ônibus do transporte escolar rural

Problema é que há divergência quanto ao número exato de coletivos

Cascavel – Oitenta ou setenta. Esse é o ponto questionado pelo jornal O Paraná à Cettrans e à administração municipal em relação à quantidade de veículos fiscalizados pela Companhia durante a vistoria do transporte escolar rural feita na quinta-feira (28) e que tem sequência nesta sexta (29) na terminal rodoviário de Cascavel.

Segundo dados da Secretaria de Comunicação Social e do Departamento de Compras, durante questionamento na matéria sobre a renovação por mais dois anos do contrato com as duas empresas que fazem o transporte, ao todo são 80 veículos que levam cerca de 3,4 mil crianças para as escolas. Mas diferentemente do número apontado, apenas 70 passarão por vistoria.

De acordo com o encarregado do setor de regulamentação de transporte Claudinei Andrade, ontem foram vistoriados 39 veículos e hoje devem passar pela avaliação 31.

“Os fiscais estão vistoriando itens de segurança e obrigatórios como a situação dos pneus, cinto de segurança, validade do extintor, tacógrafo, se a documentação tanto do condutor quanto do veículo estão regulares, entre outras”.

Conforme Claudinei, os veículos que não forem aprovados na vistoria terão até o dia 10 de fevereiro para se regularizarem. Na quinta-feira, dos 39 veículos que seriam vistoriados, um não compareceu. Dos 38 verificados, 26 foram aprovados e 12 não passaram.

A reportagem de O Paraná questionou Claudinei com relação à diferença no número de carros, mas ele disse não saber qual a quantidade de veículos que fazem o transporte. Em contato com a assessoria de imprensa, a administração divergiu com relação ao número de ônibus até então mencionada.

Conforme nota encaminhada, a Secretaria Municipal de Educação, encarregada de fiscalizar o transporte nas diversas linhas contratadas, até o dia 10 de fevereiro, as concessionárias terão que apresentar um total de 77 ônibus, incluindo os reservas, para avaliação que é feita pela Cettrans.

Requerimento

O vereador Paulo Porto, que acompanhou a vistoria do transporte escolar rural, disse que vai protocolar na Câmara de Vereadores requerimento à Cettrans, ao Departamento de Compras e à Secretaria de Educação para saber a quantidade de veículos usados.

“Se a administração disse que são 80 ônibus e nessa vistoria serão fiscalizados 70, a conta não está batendo”, afirmou.

(Com informações Tissiane Merlak)