Cotidiano

Cettrans utiliza bafômetros em blitz educativa

Para evitar acidentes, os condutores foram conscientizados sobre o perigo da ingestão de álcool associada à direção

Cascavel – Motoristas que passaram ontem pela avenida Brasil, em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida, foram convidados a usar bafômetros descartáveis. A iniciativa da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) de Cascavel, em parceria com a Guarda Municipal e a Polícia Militar, fez parte de uma blitz educativa.

Para evitar acidentes, sobretudo, neste período de Carnaval, os condutores foram conscientizados sobre o perigo da ingestão de álcool associada à direção. “A principal orientação é para que todos que forem beber não dirijam ou então chamem um táxi. Essa é uma ação educativa, mas durante todo o período de Carnaval faremos blitz de trânsito e os motoristas que forem flagrados embriagados serão multados”, alerta o encarregado do setor de operações de trânsito da Cettrans, José Valdecir Martins.

Durante as abordagens, se o resultado dos bafômetros apontarem 0,33 mililitros de álcool por litro de ar expelido, o motorista será autuado com multa gravíssima no valor de R$ 2.934,70 e perde o direito de dirigir por um ano. Acima desse resultado, além da penalidade administrativa, o condutor é encaminhado à delegacia e responderá criminalmente.

Os bafômetros descartáveis da ação educativa foram doados pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Materiais informativos também foram distribuídos para os motoristas

Neste ano, a prefeitura lançou a campanha da “Lei Seca” para estimular as pessoas a usar o táxi como transporte para ir e vir das baladas. Os veículos receberam adesivos que trazem mensagens como Viva a Vida, Vá de Táxi e Táxi Amigo.

Por meio de um acordo de cooperação entre Cettrans e Sinditaxi, os taxistas ofereçam descontos de 20% nas corridas nas noites e madrugadas de quinta a domingo. Alguns deles já criaram grupos de WhattsApp estendendo o desconto para qualquer hora durante todos os dias da semana.