Cotidiano

Cettrans quer implantar mais dois binários e concluir outro para 2016

Ruas Juscelino Kubitschek e Manaus estão nos planos da Cettrans para o ano que vem

Cascavel – Filas de veículos no aguardo da travessia que chegam a duas quadras são frequentes na Rua Juscelino Kubitschek, proximidades da Avenida Brasil, mesmo fora de horários de pico, e reclamações de motoristas são comuns, sobretudo no cruzamento com a Rua Pernambuco.

“Os carros vão para o meio do cruzamento para conseguir atravessar e quase batem. Falta visão. Tinha de colocar semáforo. Sem contar nas filas na JK que se formam em qualquer horário”, relata o desempregado Nilo Sérgio Morais.

O designer gráfico Paulo Duarte engrossa a reclamação.

“É bem difícil a travessia, tanto para pedestres como para motoristas”.

Questionada, a Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) informou que trabalha com a intenção de implantar binário, envolvendo a Rua JK, para 2016.

“Todavia, como estamos ainda em fase de estudos e pré-projetos e, desta forma, não concluímos o orçamento desta obra, não possuímos uma previsão exata de quando isso ocorrerá”.

A Rua JK terá o sentido sul-norte desde as proximidades da Avenida Assunção até o encontro com a Rua Manaus e a Rua Flamboyant o sentido norte-sul da Manaus à Rua Cuiabá, no Bairro Alto Alegre. Ao menos quatro cruzamentos serão controlados por semáforo.

Além desse, outro binário que deve ser implantado no ano que vem envolve a Rua Manaus. A companhia planeja o sentido único, leste para oeste, na via desde a Avenida Piquiri até as proximidades do cruzamento com a Rua JK. O sentido contrário, oeste para leste, será feito pelas ruas Belém, no Cancelli, e Rio Grande do Norte, no Country.

“Dependemos de outras secretarias para a conclusão total desses projetos. Devemos levar em consideração que alguns trechos dessas vias deverão ser recapados e temos também a situação do prolongamento da Rua Manaus até a Avenida Piquiri, que depende de desapropriação”, informa a companhia.

Indagada sobre o prolongamento do Binário IX, que inicia no Bairro Parque Verde e segue até no Bairro Alto Alegre, a Cettrans afirmou que também há previsão de conclusão até as proximidades da 7ª Ciretran, no Bairro Santos Dumont, para o ano de 2016.

Mão dupla em trecho

A Cettrans ainda trabalha com a intenção de manter a Rua Manaus em mão dupla de circulação no trecho entre a Rua Castro Alves e as proximidades do acesso ao Parque Vitória. A medida objetiva a redução do custo da implantação do binário.

“Para a realização da ligação entre a Rua Belém e a Rua Rio Grande do Norte deverão ser transpostos dois córregos que existem na região, o que depende de licenciamento ambiental, além de elevar o custo de implantação”, informou a companhia.

(Com informações de Marcelo Machado)