Cotidiano

Cettrans inicia instalação de 10 novos radares fixos

Ao todo, são 24 novos equipamentos, além de um portátil

Cascavel – Desde quarta-feira (6), os motoristas que não têm o hábito de respeitar a sinalização de trânsito devem redobrar a atenção, pois a Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) deu início à instalação de novos radares em dez cruzamentos no Município (ver locais nesta página).

De acordo com a Cettrans, ao todo, são 24 novos equipamentos e um portátil. O novo contrato de licitação ocorreu em setembro passado com a empresa ganhadora do certame Sitran – Comércio e Indústria de Eletrônica Ltda., de Brasília. Serão pagos por mês R$ 288.888,88 durante 36 meses de contrato, ou seja, um valor aproximado de R$ 10,4 milhões durante todo o período.

“É importante ressaltar que neste valor também faz parte a manutenção, implantação dos equipamentos, equipe técnica e central de processamento de imagens. São dez novos locais que irão receber os radares e 14 locais que receberão a substituição dos equipamentos”, explica o gerente de divisão de trânsito da Cettrans, Alex Sandro Vitório.

Devido à chuva de quarta, os equipamentos deverão ser instalados a partir de hoje e nos próximos dias. Em setembro do ano passado a empresa realizou testes na lombada eletrônica em frente ao Hospital Universitário como requisitos da licitação.

Já na Avenida Brasil, que vem recebendo as obras do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado), um novo estudo será elaborado para remanejamento e substituição dos radares.

“Os aparelhos na Avenida Brasil, onde ocorrem as obras do PDI, estão desativados, mas após o término das adequações estaremos avaliando e remanejando os equipamentos nos pontos necessários da Avenida”, acrescenta Vitório.

Locais onde estão sendo instalados os novos radares:

Rua Paraná x Rua Antônio Massaneiro
Rua Cuiabá x Av. Tancredo Neves
Rua Vitória x Rua Salgado Filho
Rua São Paulo x Rua Sete de Setembro
Rua Rio da Paz x Av. Carlos Gomes
Rua Cuiabá x Rua Pio XII
Rua Presidente Kennedy x Rua Pres. Juscelino Kubitschek
Rua Antonina x Rua Vicente Machado
Av. Carlos Gomes x Rua Padre Anchieta (Norte/Sul)

(Com informações de Eliane Alexandrino)