Cotidiano

Cettrans aplica 11 autuações diárias por uso de celular ao volante

Depois do cinto, o uso indevido do celular é a infração mais constatada

Cascavel – Quem é flagrado ao volante e falando no celular, além de levar quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), também paga multa no valor de R$ 85,13.

A Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) registrou de janeiro a julho deste ano 2.296 infrações onde os motoristas dirigiram e usavam o aparelho.  No mesmo período do ano passado foram 2.479 autuações, ou seja, uma queda de 8%. Mesmo assim, neste ano são cerca de 330 multas todos os meses, com uma média de 11 autuações todos os dias.

Apesar disso, conforme dados da companhia, depois da falta do uso do cinto de segurança o uso do aparelho celular é uma das infrações mais cometidas pelos cascavelenses que desrespeitam o artigo 252 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

De acordo com o gerente de divisão de fiscalização de trânsito José Valdecir Martins, o maior obstáculo é flagrar o motorista.

“Normalmente o condutor está dirigindo e falando ao celular e ao avistar alguma viatura ou agente de trânsito ele para de falar repentinamente. Em nossos registros, a multa por uso de celular ao volante só perder pela falta do cinto de segurança”, afirma.

Martins também ressalta o perigo que o aparelho traz ao motorista.

“Estudos mostram que as chances de um condutor se envolver em acidente de trânsito é quatro vezes maior se ele estiver falando ou usando o celular no mesmo tempo que conduz seu veículo. Pesquisadores também comprovaram que usar o aparelho enquanto dirige é o mesmo que dirigir alcoolizado”, adverte.

Durante todo o ano passado foram emitidas 4.233 autuações e em 2013 foram 5.021. Ainda segundo Martins, o acesso às rede sociais também representam grande impacto nas notificações.

“O problema é ainda maior quando o condutor está dirigindo e enviando mensagem de texto ou utilizando o celular para navegar na internet. O acesso às redes sociais e outros aplicativos tem tirado muito a atenção dos motoristas. É aí que o cidadão se desliga de tudo e comente as infrações ou se envolve num acidente”, frisa Martins.

Ciclistas, pedestres e motociclistas

Além das infrações cometidas por motoristas, os pedestres, os ciclistas e os motociclistas também abusam do uso do aparelho nas vias públicas.

“Existe uma preocupação de forma geral no trânsito em relação ao uso do telefone celular. Além dos condutores de veículos de passeio, existem motociclistas, pedestres e ciclistas que utilizam o aparelho em via pública. Esse grupo também está suscetível a se envolver em acidentes graves, por isso o alerta”, reforça Martins.

(Com informações de Eliane Alexandrino)