Cotidiano

Cerveró desmente Delcídio e diz que ex-senador recebeu propina na Petrobras

SÃO PAULO ? O ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, desmentiu o ex-senador Delcídio Amaral no depoimento que prestou hoje ao juiz Ségio Moro. A audiência ocorreu no processo em que Lula é acusado por ter recebido um tríplex reformado no Guarujá pela empreireira OAS. Questionado pelos advogados do ex-presidente se o ex-senador Delcídio recebeu propinas das empresas que venderam turbinas para termelétricas entre 1999 e 2001, Cerveró afirmou que sim. Em seu depoimento, todavia, Delcídio Amaral negou que recebeu vantagens indevidas na compra ou que sequer sabia delas à época. A compra é alvo de inquérito pela Polícia Federal.

Após Cerveró afirmar que houve pagamento de propina na compra de turbinas para as termelétricas, o ex-diretor foi questionado se Delcídio tinha conhecimento do pagamento de propinas.

? Tinha conhecimento. Não só tinha conhecimento como ele era o diretor e eu era o gerente. A principal negociação, a negociação da propina foi feita com o Delcídio e comigo também. Conforme eu cito no depoimento, a maior participação, em termos de propina, foi do senador Delcídio ? disse.

Na segunda-feira, questionado pela defesa, Delcídio Amaral, que era o diretor da Petrobras responsável por capitanear a construção de termelétricas em meio ao racionamento de energia, negou que soubesse do pagamento de propina na aquisição das turbinas.

? Eu tomei conhecimento em 2010 quando alguns dos gerentes da Petrobras fizeram acordo na Suíça. Eu não tinha conhecimento disso até porque não entrava nesses detalhes. Tomei conhecimento em função dessas operações ? afirmou.

Os advogados de Lula, então, citaram um termo do acordo de delação premiada do ex-senador com o Ministério Público Federal (MPF). Nele, Delcídio teria dito que, durante os governos Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, havia vários exemplos de irregularidades na Petrobras semelhantes aos da Lava-Jato.

? Isso é afirmação textual. Gostaria de saber se a testemunha [Delcídio] mentiu na delação ou se está se retratando neste momento – questionou o advogado do ex-presidente Lula.

Em sua resposta, o ex-senador afirmou que já havia afirmado ao procurador Diogo Castor de Mattos que as irregularidades não aconteciam apenas no governo Lula e muitas coisas aconteciam em outros governo. No entanto, a diferença seria que, no governo do petista, as irregularidades foram organizadas de forma sistêmica dentro da Petrobras. Questionado, então, se recebeu propinas pelos contratos de turbinas para as termelétricas, Delcídio respondeu:

? Foi absolutamente explicado, reitero o que falei. Inclusive isso foi tratado, e detalhadamente, com uma atenção especialíssima do Ministério Público, no meu termo ? disse.

? A pergunta é objetiva ? respondeu o advogado de Lula.

? Não, claro que não ? respondeu Delcídio.

A questão foi uma das que gerou discussão entre os advogados, o procurador Diogo Castor de Mattos e o juiz Sérgio Moro. O representante do Ministério Público Federal questionou a pertinência das questões ao juiz.

Hoje, Nestor Cerveró afirmou que Delcídio se preocupava que o ex-diretor, em sua delação, pudesse citar tais pagamentos de propina. A questão seria um dos motivos pelos quais o então senador procurou o ex-advogado de Cerveró para evitar o acordo de colaboração. A conversa foi gravada pelo filho de Nestor Cerveró, Bernardo, e entregue aos procuradores, o que levou à prisão de Delcídio Amaral. O ex-senador afirma que procurou o advogado de Cerveró também a pedido do ex-presidente Lula.

? Depois, ele, através do meu ex-advogado, isso fica caracterizado na gravação do meu filho, ele não queria ser citado, não queria ser envolvido. Não só na questão das térmicas ? disse Cerveró.

Em relação às propinas que Delcídio Amaral teria recebido, Nestor dise que a informação lhe foi passada por executivos das duas empresas que venderam turbinas.

*Estagiário, sob supervisão de Flávio Freire