Cotidiano

Cervejarias de Niterói têm planos para expansão e novas fábricas

2016 913383723-201606020018249402.jpg_20160623 (2).jpg

NITERÓI ? A segunda reportagem da série ?Cidade cervejeira? mostra que, no mercado há menos de um ano, as cervejarias Donna e W*Kattz são niteroienses, mas têm DNA espalhado por todo o estado. A primeira, criada pelos engenheiros químicos Luciano Souza e Rodrigo Mendonça, está incubada no Departamento de Desenvolvimento de Alimentos do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet)/Valença. A segunda, dos sócios Luiz Winter e Humberto Kattz, tem também ingredientes friburguenses. As duas são ciganas, utilizam a estrutura de outras cervejarias para produzir a bebida, e têm outro ponto em comum: não veem a hora de abrir as próprias fábricas.

? Nossa base é Niterói, mas a fábrica será em Nova Friburgo. Eu sou arquiteto, trabalho no ramo há 25 anos e já tenho os planos para a construção. Escolhemos a Serra devido a nossas origens familiares. Já temos terreno, inclusive. Além disso, ao contrário daqui, lá contamos com incentivos ? explica Winter, que se mudou para Niterói há 12 anos.

A Donna segue pelo mesmo caminho: vai levar a produção para Barra do Piraí, em local próximo ao Cefet.

? É difícil fabricar aqui, pois a lei de zoneamento é rigorosa. Há restrições quanto aos locais em que se pode montar uma unidade fabril. Mesmo que comprovemos ao governo que uma pequena cervejaria nada mais é do que uma padaria, com a mesma estrutura, eles enxergam como algo gigante ? diz Luciano Souza.

Mais um ponto em comum: as duas iniciaram as atividades com uma cerveja kolsch, tradicional estilo alemão. Hoje, a W*Katzz tem mais duas, uma english pale ale e uma saison ale. A Donna tem outro rótulo, uma irish red ale.

2016 913383700-201606020018179401.jpg_20160623 (3).jpg? Fizemos a kolsch inspirados em nossas origens alemãs. Como é uma cerveja leve, foi também uma maneira de não entrar no mercado já com o pé na porta ? diz Winter.

Todas as cervejas da Donna lançadas têm nomes femininos, em homenagem às mulheres. A irish red ale, por exemplo, reverencia a aviadora e sufragista Amelia Earhart, primeira mulher a cruzar o Atlântico num avião. Já os gatos jazzistas nos rótulos da W*Kattz são uma brincadeira com o sobrenome de um dos sócios, Humberto Kattz, gato em italiano. Os desenhos foram criados por Bruno Dumont, cartunista do GLOBO.

A W*Kattz lançará a Sete Vidas, no Mondial de la Bière, em outubro. A Donna pretende, até a feira, lançar mais quatro rótulos.

A série sobre cervejas será encerrada amanhã com a Dead Dog e a Oceânica