Cotidiano

Cervejarias abrem disputa milionária no carnaval

bloco-2 (2)RIO – O carnaval do Rio de Janeiro já começou para as principais cervejarias do país. Neste ano, pela primeira vez, todas as principais marcas estarão disputando a atenção do consumidor nos mais variados espaços: dos blocos de rua e quadras das escolas de samba a festas do Rei Momo e camarotes. A disputa segue acirrada ainda em outras capitais da folia, como Salvador, São Paulo, Recife e Olinda.

A Itaipava, principal marca do Grupo Petrópolis, está investindo R$ 15 milhões no carnaval do Rio. Neste ano, a marca decidiu ir além do apoio as 23 escolas de samba do Rio e ser, pela primeira vez, uma das patrocinadoras do Sambódromo carioca, após firmar acordo com a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).

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– Do nosso investimento de R$ 32 milhões no Brasil, cerca de R$ 15 milhões serão alocados no Rio. A cidade traduz o conceito da marca. Já estamos construindo nossa relação há alguns anos com o Rio, que neste ano chega a seu ápice com o patrocínio da Marquês de Sapucaí – disse Eliana Cassandre, gerente de propaganda do Grupo Petrópolis, destacando que a marca criou quatro comerciais para a temporada de verão.

O objetivo da Itaipava é fazer frente à rival Antarctica, da Ambev, que neste ano saiu do Sambódromo, mas está fortalecendo sua presença como patrocinadora dos blocos de rua, estratégia que já mantém as oito anos. Líder em consumo no Rio, a Antarctica aumentou o patrocínio aos blocos de rua do Estado do Rio: passou de 300, no ano passado, para 386 neste ano, diz Bruna Buás, diretora de Antarctica.

– O carnaval marcará o início do novo conceito da marca, com o mote ‘Coisa boa gera coisa boa’. Nossas latas e ativações trarão essa mensagem – disse Bruna.

Ao lado de Antarctica e Itaipava, quem faz sua estreia no Rio é a Amstel, da Heineken. A marca, que no ano passado foi uma das novidades do carnaval de São Paulo, montou uma estratégia fora do circuito dos blocos de rua. A marca vai bancar várias festas de carnaval, como as do Rival, Rivalzinho, Lavradio, além do Baile do Zé Pretim.

A marca, diz Eduardo Picarelli, diretor de marcas da Heineken, patrocina ainda as escolas de samba Beija Flor e Grande Rio. Terá ainda participação em um espaço vip na Sapucaí – assim como a Devassa, da Brasil Kirin, que, após ser patrocinadora do Sambódromo do Rio por anos, volta a investir no Rio.

– Em 2016, começamos a desenvolver nossa plataforma de carnaval da marca abraçando o universo do carnaval em São Paulo. Neste ano, ampliamos a plataforma e estamos trabalhando em quatro cidades. O evento em si é um momento muito relevante porque temos a oportunidade de estar em conexão direta com um grande público em um período de festa – disse Picarelli.

Skol banca carnaval de Salvador e São Paulo

Mas Salvador e São Paulo também prometem muita disputa. A Skol , da Ambev, é a patrocinadora oficial dos dias de folia nas duas capitais. Maria Fernanda de Albuquerque, diretora de Marketing de Skol, explica que a estratégia é baseada no atual mote publicitário da companhia “Redondo é sair do seu quadrado”.

– Começamos no dia do aniversário da cidade de São Paulo com uma festa que reuniu 40 mil pessoas no Ibirapuera. Agora antes do carnaval faremos um pré, o carnaval da Praça. um evento gratuito no Memorial da América – diz Maria Fernanda.

Ela ressalta que ainda haverá ações em Belo Horizonte, Florianópolis, Fortaleza, Recife, Manaus e Cuiabá.

– Em São Paulo, serão diversas festas no pré-carnaval e no o carnaval serão mais de 62 blocos patrocinados que misturam estilos, cores e cultura para reconectar público e cidade na folia. Em Salvador, a Skol patrocinará todo o circuito do Carnaval, onde também terá um camarote – detalha Maria Fernanda.

Se na capital baiana, a Skol enfrenta a concorrência de marcas como Itaipava, Devassa e Schin, em São Paulo, o selo da Ambev duela com a Amstel, da Heineken. Assim como a Skol, a Amstel patrocina quatros blocos, dos quais três terão casas de hospitalidade para os foliões no pré-carnaval, apoiadas também pela marca.

-Também estamos trabalhando com o patrocínio da Linha Amarela do metrô de São Paulo. Muito mais que um patrocínio para levar mensagens de marca, a ideia aqui é levar um serviço aos consumidores. Estamos programando a projeção de mensagens sobre consumo responsável para reforçar aos consumidores a importância de consumir bebidas alcoólicas com moderação – disse Picarelli.