Educação

Cerimônia entregou certificados aos alunos escolhidos por eleição

Ser um líder implica em ser mais do que alguém que tenha poder sobre os demais. Um líder além de dar exemplo, deve saber respeitar e caminhar junto com cada um pelo qual é responsável e representante. Assim também ocorre dentro da escola: cada turma elege seu representante e confia a ele tarefas importantes no que diz respeito a cotidiano escolar.

O Colégio Santa Maria, como se preocupa em formar pessoas de valores, responsáveis pela sociedade e por seus atos, promove momentos de formação para os alunos representantes de turmas. O Serviço de Psicologia Educacional trabalhou durante o mês de maio com todas as turmas do Fundamental II e Ensino Médio o Projeto de Representantes de Turma, o foco foi eleger os líderes de turma pelas suas capacidades pessoais.

Após o período de eleições, é realizada uma espécie de cerimônia na qual os líderes recebem a certificação por sua função. Neste momento a Irmã Marili, diretora do colégio, acolheu os alunos com uma linda fala sobre a liderança, relacionando o papel de cada um deles com o papel de um grande líder: Jesus Cristo. A coordenadora Joselba entregou os certificados pontuando a importância de cada um dentro do contexto escolar. A professora Miriam, orientadora do colégio, contribuiu pontuando sobre as qualidades de um líder, de forma que cada um consiga perceber seu papel. A psicóloga trabalhou na capacitação desses alunos e propôs algumas metas a serem cumpridas ao longo do ano. O momento foi encerrado com uma confraternização.

A importância em se trabalhar o conceito de “eleição” de líderes e a responsabilidade de cada um neste processo é destacada. Pois, quando se está ciente de que os escolhidos como representantes de turma, são como em qualquer esfera ou nível da sociedade, compreende-se que a situação em que se encontra o sistema como um todo, é reflexo das escolhas feitas por cada um de nós. Também é papel de quem escolhe, acompanhar o trabalho dos escolhidos; cobrando que cumpram com aquilo que foi anteriormente planejado, aceito e acordado.

 

Biblioteca

A bibliotecária Kátia acolheu com muita alegria e cordialidade os alunos do 1º ano "C", acompanhados pela professora Silvia, para contar a história dos “Três Porquinhos”. Todos ouviram com muita atenção, pois a história foi contada até a metade e em seguida, com muita criatividade, cada aluno, escreveu o final da história, através de desenhos em quadrinhos.

 

Semi-integral

Os alunos (as) do Semi-integral, com a professora Suelen, prepararam um delicioso Cupcake e um bolo de pote.