Cotidiano

Cerca de 84 mil trabalhadores do Rio não sacaram abono salarial de 2014

238388692.jpg

BRASÍLIA – Faltando duas semanas para o fim do prazo, 83,9 mil pessoas ainda não sacaram o abono salarial relativo a 2014 no estado do Rio. Segundo o Ministério do Trabalho, dos 102,4 mil trabalhadores que tinham o direito ao abono, apenas 18,4 mil sacaram o benefício. O montante ainda à espera da retirada alcança R$ 73,9 milhões. O último dia para a retirada é 29 de dezembro.

salario_1612

O ministério não divulgou dados consolidados do país. Contudo, pela somas dos números estaduais divulgados pelo MTE, mais de 928,1 mil ainda não recolheram o abono em todo o Brasil. Cerca de R$ 816,7 milhões estão à disposição dos beneficiários.

Tem direito ao abono aqueles que trabalharam por pelo menos dois meses com carteira assinada em 2014 com vencimento mensal médio de no máximo dois salários mínimos. Além disso, o empregador deve ter informado dados do trabalhador na Relação anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho.

Para receber o abono do Programa de Integração Social (PIS), o trabalhador que possui o Cartão Cidadão e uma senha cadastrada, deve ir aos terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal ou a uma casa lotérica. Aqueles que não possuem o cartão podem ir a qualquer agência da Caixa e apresentar documento de identificação.

Já para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), os funcionários públicos devem confirmar se houve algum depósito em conta pessoal. Caso contrário, devem ir a qualquer agência do Banco do Brasil e apresentar documento de identificação.

Para confirmar se possui o direito ao abono, o trabalhador pode acessar o portal trabalho.gov.br/abono-salarial ou ligar para a Central de Atendimento ao Trabalhador, no número 158. O ministério recomenda não deixar para o último dia a retirada do benefício.