Cotidiano

Cerca de 30 baleias encalham em manguezal na Indonésia

201606160731138166_AP.jpg JACARTA- Equipes de resgate da Indonésia trabalham nesta quinta-feira para salvar um grupo de baleias que ficaram encalhadas em um manguezal, disseram funcionários da indústria da pesca do país. animais

Os moradores de vilarejos da área no sul da ilha de Java estão ajudando os funcionários que tentam levar cerca de 30 baleias, a maioria das quais se acredita serem baleias-piloto, de volta ao mar.

Vários dos mamíferos morreram depois de se ferirem nas terras baixas, e muitos estão fracos, disseram funcionários.

201606160614186485_AFP.jpg “Os moradores estão tentando empurrar as baleias ativas de volta às águas mais profundas… mas algumas ainda estão atoladas”, contou Deddy Isfandi, autoridade da pesca da cidade costeira de Probolinggo, à mídia.

Outra autoridade, Wahid Noor Azis, disse à Reuters que sete das baleias são filhotes, e que os maiores dos adultos têm até quatro metros de comprimento.

Os funcionários disseram não saber por que os cetáceos entraram no manguezal. Moradores disseram que baleias são raras na região.

Os encalhes de baleias, embora incomuns, já foram testemunhados em outras partes da Indonésia. Neste ano, um cachalote de quatro toneladas e 16 metros de comprimento foi encontrado morto em uma praia no balneário de Bali.