Cotidiano

Cerca de 250 pessoas receberam consultas no Hospital Universitário

A unidade participou mais uma vez da Campanha Nacional Contra o Câncer de Pele

Cascavel – A cuidadora de idosos Reni Alcântara levantou cedinho no sanado (7) para consultar no HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) e foi conferir como está a saúde da pele.

 “Fiquei sabendo das consultas gratuitas pela imprensa e não pensei duas vezes. Fui consultada e o médico me orientou a continuar fazendo uso do protetor solar, já que minha pele é bastante sensível. Me cuido há muitos anos e todo dia após o banho uso protetor solar”, revela.

Assim como Reni, cerca de 250 pessoas passaram pelo ambulatório do hospital. A unidade hospitalar participou mais uma vez da Campanha Nacional Contra o Câncer de Pele.

O objetivo é alertar a população sobre os cuidados que devem ter em relação à exposição ao sol e a prevenção de doenças na pele, especialmente com a chegada do verão.

Ao todo, dez dermatologistas e cerca de 40 estudantes de medicina da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) atenderam aos pacientes. Além das consultas sem custo, as pessoas que apresentaram suspeita de câncer já receberam o tratamento imediato.

“Fizemos o rastreamento de lesões suspeitas, lesões cancerígenas e oferecemos todo o tratamento aos pacientes. Aqueles que apresentaram um quadro mais grave, já voltaram para casa com encaminhamento e agendamento da cirurgia, se necessários. Hoje o câncer de pele representa 50% dos tipos mais comuns”, explica o dermatologista, Hirufumi Uyeda.

Renan Cardoso Machado cursa o terceiro ano de medicina na Unioeste. Ele é um dos 40 universitários que aprenderam na prática a aula de dermatologia.

“Enriquece muito nosso aprendizado e também tira todas as dúvidas que aprendemos na sala de aula. Esse é o segundo ano que participo e fiquei bastante feliz em poder aprender e proporcionar aos pacientes informações e cuidados sobre a pele”, afirma.

A Campanha faz parte de uma ação nacional, que vem sendo realizada há 15 anos pela Sociedade Brasileira Dermatologia. É importante ressaltar que a principal forma de evitar o câncer de pele é a prevenção.

(Com informações de Eliane Alexandrino)